PPG-PCT
História e Teorias da Ciência e da Tecnologia
Concentra-se no estudo das atividades de C&T entendidas como formas de ação social, especialmente no que diz respeito à compreensão do papel do conhecimento científico e técnico na sociedade. Os padrões de organização formal e informal que caracterizam essas atividades têm tido um papel importante na conformação das especificidades dessas atividades. Fazem parte das pesquisas recentes dessa área o estudo da Cooperação científica internacional; Controvérsias sociotécnicas e governança da C&T; a Relação Ciência e Política; o papel de Fundações privadas internacionais e nacionais de financiamento à Ciência; Bibliometria, Cientometria e “Altmetrics”; Sociologia e Antropologia da C&T; e os Estudos sociais da CT&I.
Ciência e Tecnologia no Processo de Desenvolvimento
Concentra-se predominantemente em abordagens teóricas e instrumentais concebidas para o estudo da organização econômica e produtiva da tecnologia e da inovação. Enfoca, tanto no setor privado, quanto no setor público e terceiro setor, estudos sobre os processos de produção e difusão da inovação em suas várias vertentes (produto, processo, serviços, organizacionais), assim como a Formação e Evolução do Sistema de CT&I no Brasil e em outros países; Indicadores de Inovação Tecnológica; Redes e Ecossistemas de Inovação; Análise da Capacitação em Empresas do Setor Industrial e de Serviços no Brasil; PCT e Desenvolvimento local e regional; Desenvolvimento Agrícola, Novas Tecnologias e Novas Instituições; Geografia da Inovação.
Estratégias de Ciência e Tecnologia e Atores Sociais
Possui como objetivo a análise das estratégias e formas de atuação dos diferentes atores sociais no campo da C&T, assim como das relações entre eles e dos condicionantes de tais relações. A partir de um enfoque que possui como eixo a Análise de Política, busca avaliar criticamente os modelos cognitivos, as concepções de Tecnociência e Economia Solidária, a atuação no processo decisório e as estratégias de construção de poder dos atores - Estado, comunidade de pesquisa, universidades, empresas, sindicatos, movimentos sociais – envolvidos com as políticas de C&T. Volta-se também para os estudos sobre Tecnologia Social; Educação Superior e o sistema de CT&I, a relação Universidade-Sociedade e as Políticas de CT&I.
Mudança Tecnológica, Transformações Sociais e Meio Ambiente
Busca explorar as relações entre mudança tecnológica e mudança socioambiental. Examinam-se as implicações sociais das atuais tendências do progresso técnico, com ênfase em questões relativas ao emprego, à organização do trabalho, aos impactos das novas tecnologias, com ênfase nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Inteligência Artificial (IA) sobre a educação e sobre a qualificação dos recursos humanos, Organização do Trabalho e Emprego; Movimentos Sociais. Outra vertente se orienta para Análise das reconfigurações na Bioeconomia; Mudanças Climáticas – impactos, desafios e os novos horizontes; Justiça ambiental e transição ecológica; Transição para a sustentabilidade; Tecnologias verdes na indústria; Mobilidade elétrica e Cidades Inteligentes, entre outros.
Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Essa linha busca constituir uma base de conhecimentos sobre a gestão da inovação, seja em organizações privadas, instituições públicas ou semi-públicas. Esses conhecimentos servem de apoio à consolidação de ferramentas de gestão de processos que envolvem a inovação. Os trabalhos têm se orientado para mapeamento de competências e para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação de resultados e de impactos, seja de programas tecnológicos, seja de organizações de pesquisa, como também para a prospecção e a avaliação tecnológica (Prospecção Tecnológica e Foresight Institucional). Outros temas de importância são Empreendedorismo de base tecnológica; Processo de transição digital e seus desdobramentos; Transição Energética Justa; Fontes Renováveis de Energia e Sustentabilidade (econômica, social, ambiental).