Ciência, Tecnologia, Inovação para a Sustentabilidade

Logotipo Capes Print

 

ATENÇÃO:

Orientações da CAPES relacionadas ao surto da COVID 19:

[Informações do Ofício Circular nº 2/2020-DRI/CAPES]

1. Tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), a DRI informa que as concessões de bolsas de estudos do Capes/PrInt, com vigência a partir de Março/2020, estão temporariamente suspensas até que se regularize o funcionamento das instituições de ensino e pesquisa no exterior e dos aeroportos internacionais.
2. Os Termos de Outorga e as cartas de concessão dos bolsistas que ainda não viajaram serão reemitidos após a normalização dessa situação. Dessa forma, a DRI solicita expressamente que os bolsistas somente realizem a viagem após o recebimento dos novos Termos e cartas de concessão.
3. Sugerimos que orientem os bolsistas vinculados ao programa que entrem em contato com o técnico responsável, via Linha Direta, para as orientações necessárias.
4. Em decorrência da situação apresentada, o cronograma de indicação de bolsistas descrito no Ofício Circular nº 4/2020/CGBP/DRI/CAPES referente à segunda janela com indicação de 1º a 24 de abril de 2020 está suspenso. Fica mantido até o momento as saídas para Setembro referente à janela de indicação de 1º a 19 de junho.
5. Informamos que os bolsistas que se encontram no exterior tem autorização para retornar antecipadamente ao Brasil, com ônus para a Capes.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

Resumo do projeto PrInt "Ciência, Tecnologia, Inovação para Sustentabilidade":

O Programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT), avaliado com nota 6 na área interdisciplinar  da Capes, tem desenvolvido reflexões, métodos, análises  e argumentos a partir  de uma base  interdisciplinar  e tradicionalmente  em cooperação internacional,  a partir  de cinco linhas  de pesquisa:  

- História  e Teorias  da Ciência  e Tecnologia;  

- C&T  no Processo  de Desenvolvimento;  

- Estratégias de C&T e Atores Sociais;

- Mudança Tecnológica, Transformações  Sociais  e Meio Ambiente;

- Gestão de C&T & Inovação.

Entendendo que os avanços  técnico-científicos comportam relações  paradoxais  entre as esferas socioeconômicas, institucionais e políticas e a esfera  natural,  o PPG- PCT considera crítica  a transição  para a sustentabilidade, a fim de reorientar  o desenvolvimento rumo a um futuro viável. Assim,  o Programa  tem atuado  em temáticas  atinentes  à  Ciência, Tecnologia e Inovação para  a Sustentabilidade  (CTIS), envolvendo os temas como Ciência,  Política e Justiça Global, Pesquisa e Inovação Responsáveis, Economia Verde e de Baixo Carbono, Bioeconomia, Economia Solidária, Tecnologia Social,  Gestão Estratégica da Inovação em Empresas  e Instituições Públicas de Pesquisa, Prospecção e Avaliação  nas dimensões econômicas, sociais  e ambientais  da CTI,  Indicadores, C&T  e a relação  Universidade-Sociedade, Emprego e Trabalho e Sustentabilidade, entre outros.

Diante dos desafios para o avanço de um novo paradigma de desenvolvimento, este projeto PrInt objetiva o aprofundamento e a ampliação das atividades  de internacionalização  do PPG-PCT – via missões, workshops, visitas técnicas, visiting fellowships,  doutorados sanduíches e pós-doutorados – junto a instituições  de excelência  no exterior  em temas  e assuntos  vinculados  à temática  da CTIS.  Caberá, portanto, desenvolver e aplicar abordagens e métodos, sob perspectivas  interdisciplinares em duas frentes:

i) Estudos Sociais  da Ciência e da Tecnologia (ESCT)  para  a sustentabilidade, com foco, entre outros, em produção e uso do conhecimento; inovação responsável; bioeconomia; movimentos sociais; tecnologias sociais e economia solidária; e

ii) Política e Gestão da CTI para transições  para a sustentabilidade, com o foco, entre outros, em gestão da inovação;  novas tecnologias para adaptação e mitigação das mudanças climáticas; integração da sustentabilidade e a formação superior; tecnologias verdes e novos modelos de negócio em diferentes  frentes  – transporte,  empresa,  cidades,  conservação e uso sustentável  dos recursos naturais; energias renováveis; economia de baixo carbono; segurança alimentar; biotecnologia.

Vigência: 01/11/2018 a 31/10/2023

Participantes:

  • Adriana Bin
  • Aleix Altimiras Martin
  • André Luiz Sica De Campos
  • André Tosi Furtado
  • Flávia Consoni
  • Janaina Oliveira Pamplona Da Costa
  • Lea Maria Leme Strini Velho
  • Leda Maria Caira Gitany
  • Maria Beatriz Machado Bonacelli
  • Marko Monteiro
  • Maria Conceição da Costa
  • Milena Pavan Serafim
  • Nicholas S. Vonortas
  • Rafael De Brito Dias
  • Renato Hyuda De Luna Pedrosa
  • Renato Peixoto Dagnino
  • Rosana Icassatti Corazza
  • Ruy De Quadros Carvalho
  • Sergio Robles Reis De Queiroz

Valor total: R$ 25.933,00