Institucional

IG, Unicamp

O Instituto de Geociências (IG) é uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cujo campus se localiza no município de Campinas (SP), um dos mais importantes centros de desenvolvimento científico e tecnológico do país, localizado a 100 km da cidade de São Paulo.

O IG foi criado em 21 de setembro de 1979, sob a coordenação do Professor Amilcar Oscar Herrera, Geólogo e pesquisador mundialmente conhecido por suas contribuições ao desenvolvimento socioeconômico de países Latino Americanos.

Prof. Amilcar O. Herrera
Prof. Amilcar Oscar Herrera

Desde seu início o IG adotou uma abordagem multidisciplinar, combinando conhecimento de diferentes disciplinas, agregando às especialidades das Ciências da Terra profissionais com diferentes formações dedicados a temáticas como Ensino em Geociências e Política e Gestão de Ciência e Tecnologia.

Com isso, o IG construiu uma estrutura única no país, hoje traduzida na composição de seus três Departamentos: Geologia e Recursos Naturais (DGRN), Geografia (DGEO) e Política Científica e Tecnológica (DPCT).

O IG ocupa um prédio de cerca de 10 mil m2 e uma comunidade de cerca de 800 pessoas entre estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, funcionários e colaboradores.

O Instituto oferece cursos de graduação em Geologia e Geografia e pós-graduação em Geologia, Geografia, Política Científica e Tecnológica e Ensino e História de Ciências da Terra. Um conjunto de laboratórios realiza pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento, com interação multidisciplinar. Cursos de extensão, serviços e ações comunitárias e culturais complementam as atividades acadêmicas conduzidas no IG.

Como chegar ao IG