O DGEO tem como objetivo a análise, a interpretação e a explicação dos processos e fenômenos do presente em sua dimensão espacial a partir da articulação de escalas (o local, o global, o território nacional) dos novos fundamentos da região, do papel das fronteiras e das redes técnicas no período atual, dos novos nexos da constituição do lugar, da indissociabilidade entre elementos constitutivos do espaço natural e do espaço geográfico. As metas de produção de um conhecimento geográfico consistente, de formação de pesquisadores, técnicos e professores são atingidas através das pesquisas nos níveis de graduação e pós-graduação e de disciplinas que contemplam os elementos constitucionais, relacionais e instrumentais da Geografia.
O DGRN tem como objetos de estudo o aproveitamento de recursos naturais e suas condicionantes geológicas, sociais, políticas, legais, econômicas e ambientais. Trata da natureza e origem das províncias metalogenéticas, dos reservatórios de hidrocarbonetos, dos aquíferos e das condicionantes geológicas para a ocupação urbana e obras de engenharia, principalmente do Brasil, visando estabelecer teorias e parâmetros que contribuam à descoberta e ao aproveitamento sustentável desses recursos. O DGRN almeja a formação de recursos humanos capazes de contribuir de forma autônoma, crítica e original ao desenvolvimento científico e tecnológico das Geociências, levando em conta o bem-estar e as necessidades de recursos naturais da sociedade, a preservação do ambiente e o desenvolvimento social e econômico do país.
O DPCT concentra suas atividades de pesquisa no campo do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação, alimentando a docência de pós-graduação (mestrado e doutorado) e da graduação com seus resultados. A evolução da Ciência e da Tecnologia é um processo social e, como tal, condicionado por fatores de natureza política, econômica e cultural. Com base em tratamento interdisciplinar, o DPCT se dedica à análise do processo de geração e difusão da inovação, à avaliação de suas implicações em países em desenvolvimento, à concepção de estratégia e mecanismos orientados ao desenvolvimento científico e tecnológico, e à compreensão dos processos de transição para a sustentabilidade, a fim de se reorientar o desenvolvimento rumo a um futuro viável e mais inclusivo.
© copyright - IG 2023