DGEO

Departamento de Geografia

A cidade de Luis Eduardo Magalhães no contexto da rede urbana do oeste baiano: uma análise a partir dos estudos do IBGE

Este artigo busca analisar a rede urbana no oeste baiano, com destaque para a rápida expansão da influência regional de Luís Eduardo Magalhães. Além desta, destacam-se também Barreiras e Bom Jesus da Lapa como as cidades que possuem maior centralidade na região. Para isso, pautou-se em três estudos realizados pelo IBGE, quais sejam: REGIC (2008; 2018) e Gestão do Território (2014).

A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros

A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros

O objetivo dos trabalhos vinculados a este grupo de pesquisa, referem-se a investigação e análise dos processos morfogenéticos que regem a organização da paisagem no ambiente costeiro, considerando ainda os impactos relacionados ao uso e ocupação antrópica destes ambientes.

Departamento

Líder(es)

Links

A economia do petróleo em Gana no início do século XXI

O petróleo vem ganhando cada vez mais importância na pauta de exportações de Gana desde 2010, quando o país passou a explorar comercialmente as suas reservas. Em 2021, o país já figurava como o oitavo maior produto do continente. Partindo da formulação teórico-metodológica da “formação socioespacial”, este artigo busca compreender a organização da economia do petróleo em Gana, considerando os arranjos estabelecidos entre as forças produtivas e as relações de produção deste território da África Ocidental ao longo do processo histórico.

A Geopedologia como abordagem metodológica para o levantamento de solos: uma breve discussão

A cartografia de solos está alicerçada em dois paradigmas fundamentais da Pedologia, o de que o solo resulta de cinco fatores de formação e o de que há uma estreita relação entre o solo e a paisagem onde se situa. Nos dois casos o relevo é um dos fatores essenciais para compreender a distribuição espacial dos solos na paisagem.

Análise, planejamento e gestão de bacias hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens

Análise, planejamento e gestão de bacias hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens

O grupo de pesquisa atua na execução de projetos relacionados ao estudo de inundações e estiagens e a sua relação com a gestão participativa de bacias hidrográficas, prioritariamente a atuação dos comitês de bacias hidrográficas.

Departamento

Líder(es)

Links

Anthropogenic Pressure on Hydrographic Basin and Coastal Erosion in the Delta of Paraíba do Sul River, Southeast Brazil

Coastal erosion affects several beaches worldwide in association with natural and human pressures. In recent decades, the coastland located on the Paraíba do Sul River mouth has been recognized as one of the main areas that suffer from this geomorphological dynamic. Furthermore, the scientific literature, even if scarce, has pointed out that these dynamics are causing negative socio-environmental responses and making the area less resilient.

Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC

O presente trabalho busca tecer reflexões em torno do significante juventude na BNCC, discutindo os múltiplos sentidos atrelados aos jovens na etapa do ensino médio, em específico aquele que busca fixar um lugar hegemônico a partir das possibilidades das abordagens geográficas na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O caminho metodológico adotado consiste em uma pesquisa de viés qualitativo, com uso de técnicas  de pesquisa de análise documental e revisão da literatura.

Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia

Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia

O objetivo do grupo é atuar em ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Geografia, com suas interlocuções nas áreas de Ciências Humanas e Geociências.

Departamento

Líder(es)

Links