Programa de Pós-Graduação em PCT
O Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) se dedica ao ensino, pesquisa e extensão no tema da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Esse objeto de estudo tem sido por ele contemplado através de múltiplos enfoques disciplinares que tratam da geração e do uso do conhecimento, de como os atores sociais dele participam, e de como condicionantes e implicações econômicas e sociais influenciam este processo.
Dentre o espectro de questões que ele trata estão: Como se organiza o sistema de produção de conhecimento local e como as tecnologias sociais vêm dele participando? Como avaliar se as orientações das políticas de CT&I são as mais apropriadas para atingir os objetivos tecnocientíficos, econômicos e sociais desejados? Que elementos importam na discussão sobre gênero nas atividades de CT&I? Como a relação entre universidades e empresas pode transformar o ambiente de criação, uso e difusão de novos conhecimentos, habilidades e tecnologias? De que forma a globalização produtiva e o peso crescente de empresas multinacionais afeta a capacidade de inovação e o desenvolvimento tecnológico endógeno? Como abordar as relações de cooperação internacional em CT&I? O que é hoje transferência do conhecimento? Como transformar vantagens comparativas em vantagens competitivas em áreas como as de recursos naturais e criar riqueza para o país? Que instrumentos e políticas públicas são mais coerentes e sustentáveis para promover o dispêndio em P&D nas empresas e nos empreendimentos solidários? Como empregar instrumentos de planejamento, gestão e análise de políticas em atividades CT&I de maneira a otimizar o desempenho de empresas e institutos públicos de pesquisa e ensino?
Ao abordar questões como essas no âmbito de disciplinas e áreas de conhecimento consolidadas como as de Economia, Gestão, Sociologia, Ciência Política, História, Antropologia e Filosofia, o PPG-PCT vem buscando, desde a sua criação, evitar que o tratamento disciplinar venha a fragmentar o conhecimento que produz. Em consequência, em alcançado uma visão integrada e um tratamento interdisciplinar de modo a explicitar as questões que trata sejam entendidas como de fato são: elementos de uma dinâmica sociotécnica, complexa e particular.