Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental (LAB GEOMORFO)
Nosso laboratório foca no desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas à Geomorfologia climática do quaternário, com ênfase na gênese e evolução de baixos terraços fluviais, marinhos e fluvio-marinhos, além de leques aluviais. Como ferramenta metodológica de datação, análise e discriminação das coberturas superficiais correspondentes a essas formas, utilizam-se técnicas de Luminescência Opticamente Estimuladas (LOE); biomineralizações (Fitólitos, espículas...) e de radar de superfície (GPR). Como base teórico-metodológica, adota-se a abordagem sistêmica, teorias do Equilíbrio Dinâmico e Probabilística aos estudos da Geomorfologia do Quaternário relacionados a escala de temporo-espacial da natureza e do ser humano.
Local
Sala 202 e Sala 204
Pessoas
Coordenação
Equipe
Atividades
Atividades de pesquisa a nível de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado relacionadas à geocronologia da paisagem, geomorfologia do quaternário, reconstituição da paisagem, correlação da gênese e evolução de baixos terraços fluviais, marinhos e fluvio-marinhos, além de leques aluviais, com pulsações climáticas holocênicas e a influência de processos naturais e antrópicos na elaboração dessas formas, em suas escalas espacial e temporal. Atividades de extensão junto à comunidade. O coordenador e os pesquisadores também ministram a auxiliam em disciplinas da graduação e da pós-graduação do instituto.
Estudos tomam como base a abordagem sistêmica aplicada à geografia física, assim como a teoria do equilíbrio dinâmico. Como recurso metodológico utiliza-se geotecnologias inovadoras, como SIG, LOE, análise química e granulométrica e uso de GeoRadar (GPR).
Equipamentos
O laboratório conta com acervo bibliográfico, equipamentos para trabalhos de campo e coletas de amostras, microscópios, peneiras para distinção de frações de areia, balança de precisão, mapoteca, utensílios de trabalho para o dia a dia e dentre outros.