Maria José Maluf de Mesquita
Professora Doutora
DGRN
mariamesquita [at] ige.unicamp.br

Graduada em geologia pela UFRGS (1985), realizou seu doutorado em Geociências pela UFRGS (1996) e doutorado Sanduiche em Earth Science - University of Western Ontario (1995). Concluiu seu Pós-doutorado na UFRGS em 2005, em mapeamento e geoquímica de granitóides. É professora do Instituto de Geociências da UNICAMP, titular da Disciplina de Prospecção Mineral. Participante do Grupo de Pesquisa Evolução Crustal e Metalogênese (CNPq). Integra o Programa de Pós-graduação em Geociências do Instituo de Geociências da UNICAMP. Tem experiência na área de geoquímica e Microestrutural, com ênfase na caracterização e evolução de fluidos em zonas de cisalhamento e formação de filonitos e de depósitos minerais associados. Os principais projetos de pesquisa em andamento são: ?Depósitos de Au - (Cu - Pb - Zn) associados a suítes graníticas da Província Aurífera de Alta Floresta (MT), Cráton Amazônico: natureza dos fluidos e geoquímica de elementos traço em sulfetos; e "Mobilidade química e transformações mineralógicas em zonas de cisalhamento". Na área de ensino, atua no Programa de Pós-Graduação Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática - PECIM - e foi Diretora de Educação do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP em 2012. integra o grupo de Pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia, na área de Ensino de Geociências.