Departamento de Política Científica e Tecnológica
A análise dialógica do discurso como possibilidade teórico-metodológica para a produção de conhecimento na geografia escolar
O artigo discute as possibilidades do uso teórico do discurso na Geografia Escolar a partir da perspectiva dialógicodiscursiva do Círculo de Mikhail Bakhtin. O desenvolvimento da discussão foi feito a partir do diálogo entre os conceitos desenvolvidos pelo referido autor de enunciado, signo ideológico e gêneros discursivos. Em seguida, foi apresentada e analisada uma faixa de anúncio como objeto de conhecimento em caráter de ilustração.
A Covid-19 no Brasil: governança e políticas da expertise
Este artigo analisa a resposta brasileira à Covid-19, com foco no papel da ciência e da expertise nas decisões técnicas tomadas ao longo da pandemia. Com base na discussão bibliográfica recente, além de análise de documentos e notícias sobre o desenrolar da pandemia, analisaremos características da governança da crise tendo em vista a necessidade de 1) explorar as limitações do conceito de negacionismo para compreender a governança da pandemia pelo governo brasileiro; e 2) descrever as formas ativas de inação e produção de caos como estratégia política.
A Educação em Astronomia e as diversas dimensões de escala: Micro, macro, horizontal e vertical
Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia.
Abertura de inscrição para disciplina de pós-graduação "Ciência, Tecnologia e Sociedade"
Estão abertas as inscrições para a disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do IG.
Saiba como se inscrever em https://ige.unicamp.br/pos-graduacao/estudante-especial
Capacidades dinâmicas para a transformação digital: uma análise bibliométrica exploratória com VOSviewer
O pontapé inicial em um processo de revisão sistemática integrativa de literatura é identificar e compreender a estrutura intelectual de pesquisa da comunidade científica em determinada temática, os trabalhos e autores mais influentes dentro de um portfólio selecionado de artigos e, ainda, suas interrelações na rede social e cognitiva do campo temático estudado.
Cerimônia de Outorga de Título de Emérito ao Prof. Dr. Wilson Suzigan
Convidamos toda a comunidade para a Solenidade de Outorga do Título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Wilson Suzigan no dia 05 de setembro, às 15 horas, no Auditório Milton Santos do IG.
É a primeira vez que nosso auditório receberá um evento desta envergadura.
Cordialmente,
A Direção
CIRIS - Governança, Risco e Comunicação
O grupo de estudos CIRIS - Governança, Risco e Comunicação - envolve um núcleo interdisciplinar de pesquisa e reflexão crítica acerca das interações entre ciência, expertise, risco, comunicação e processos decisórios. Este grupo de pesquisa desenvolve estudos teóricos e empíricos centrados em quatro eixos analíticos: (i) Riscos, incertezas e crises; (ii) Produção, circulação e usabilidade do conhecimento; (iii) Comunicação, enquadramentos discursivos e fluxos de informação; (iv) Governança da ciência e tecnologia.