Vânia Maria Nunes dos Santos
Bio
Socióloga. Mestrado em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Doutorado em Ciências: Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Unicamp [PRÊMIO CAPES DE TESE - Área de Ensino de Ciências e Matemática]. Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, com a temática: educação escolar, estudo do ambiente com tecnologias geoespaciais e contribuições à formação de professores e cidadania. Pós-Doutorado em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, com a temática: aprendizagem social e educação para geoconservação e sustentabilidade. Pós-Doutorado em Ensino de Geociências pelo Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociência da UNICAMP, com a temática: metodologias participativas como práticas colaborativas de aprendizagem social para o ensino em Geociências. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Pesquisadora associada do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo - GeoHereditas do Instituto de Geociências da USP; do Grupo de Estudos e Acompanhamento em Governança Ambiental - GovAmb / Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática - MacroAmb-Fapesp, vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da USP. Trabalha com educação, ambiente e políticas públicas em governos locais, desde 1994, com assessoria e consultoria técnica para a elaboração, desenvolvimento e coordenação geral de projetos de educação ambiental e mobilização social e programas de formação de professores. (Texto informado pelo autor).