A doutoranda em Política Científica e Tecnológica Marina Marinelli participou pela segunda vez do Global 5G Evolution, entidade fundada por Kaneshwaran Govindasamy e que tem como objetivo inspirar, capacitar e conectar pessoas globalmente. A entidade também organiza conferências e eventos para promover colaborações internacionais e fertilizar ideias e inovações no espaço 5G.
Martinelli apresentou o artigo "Strategic connectivity in 5G and 6G and remote surgery: The case of Germany", que se trata de estudo bibliométrico sobre as redes 5G e 6G na aplicação médico-industrial da cirurgia remota. O artigo foi escrito por pesquisadores da Unicamp e da Unisinos: Marina Martinelli, Luís Antonio Leite Francisco da Costa, Alysson Mazoni, Juliano Luis Pereira Sanches e Rafael Kunst.
O 5G Advanced Release 18, o primeiro lançamento do 5G Advanced, foca em melhorar o desempenho, eficiência e escalabilidade do sistema 5G. As principais melhorias incluem MIMO avançado, gerenciamento de mobilidade aprimorado e repetidores controlados por rede. Ele também visa tornar o 5G acessível a uma gama maior de dispositivos e casos de uso. O caso apresentado por Marina é o da cirurgia remota para o sistema de saúde, em que tanto o uso de massime MIMO e do 6G são pertinentes. O 5G Advanced impacta as telecomunicações ao aprimorar a arquitetura de rede, melhorar as eficiências operacionais e avançar a IA e o aprendizado de máquina na automação de rede. Ele simplifica a arquitetura de rede e suporta uma gama mais ampla de dispositivos e casos de uso, levando a novos aplicativos e oportunidades de negócios.
Interligada à Fundação Obama, o Global 5G Evolution é um site sem fins lucrativos, com sugestões de doação para a Fundação e para a classe negra e trabalhadora das Américas.
Assista a apresentação de Martinelli em https://www.youtube.com/@Global5GEvolution
Ela também teve participação em https://www.youtube.com/watch?v=Q81y-zHWkWE&t=1230s