Publicado originalmente na página do LEHG.
Os trabalhos foram avaliados segundo os critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura/organização do texto.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) divulgou, nesta segunda-feira (1º de julho), os nomes dos vencedores do Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024, concedendo um prêmio e uma menção honrosa para cada uma das áreas de conhecimento: engenharias e tecnológicas; ciências humanas e artes; ciências exatas e da terra; e ciências biológicas e da saúde. Em sua segunda edição, a premiação procurou reconhecer e consagrar as teses de doutorado de destaque defendidas nos programas de pós-graduação da Universidade, além de estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.
Participaram da disputa teses defendidas em 2022, desde que homologadas em 2023, e teses defendidas em 2023, desde que homologadas até 31/03/2024. Elas foram avaliadas segundo os critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura/organização do texto.
A seleção dos vencedores ocorreu em duas etapas. A primeira eliminatória foi feita por comissões de avaliação instituídas pelos programas de pós-graduação de cada unidade de ensino e pesquisa, que escolheram apenas uma tese para participar da premiação. Em seguida, os trabalhos escolhidos passaram pelo crivo das comissões julgadoras do prêmio – compostas por um docente da Unicamp e por pelo menos dois docentes internos ou externos.
A premiação conta com dois tipos de prêmio: um prêmio tese destaque para o primeiro colocado no valor líquido de R$ 5 mil e uma menção honrosa para o segundo colocado no valor líquido de R$ 3 mil. Autores, orientadores e coorientadores das teses premiadas receberão um diploma de premiação.
Confira os vencedores clicando aqui!
A tese premiada da Dra. Deyse Fabrício discute o “maravilhoso” na Cartografia do século XVI, e é intitulada “Permanências do Maravilhoso Oceânico Medieval: Ilhas, Monstros e Outros “detalhes” Na Cartografia do Século XVI”.
Banca presente ao final da defesa (da esquerda para a direita. Prof. Dr. Eduadro Marandola, Drª. Deyse Fabrício, Prof. Dr. Antonio Vitte, Prof. Dr. Celso Carneiro). Foto: acervo pessoal.
O LEHG parabeniza a Dra. Deyse e seu orientador Prof. Dr. Vitte, deseja que venham muitos prêmios e muitos reconhecimentos pelo seu dedicado e brilhante trabalho, e aguarda futuras pesquisas e contribuições à ciência geográfica e ao ensino e história de ciências da terra.
Fonte:
Imagens – Acervo pessoal.
Texto – Site oficial da Unicamp.