No dia 27 de agosto, sábado, a Unicamp recebeu milhares de alunos do ensino médio durante a 17ª edição do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2022. Por conta da pandemia da covid-19, o programa foi suspenso em 2020. E em 2021 foi realizado apenas no formato virtual em consequência das restrições sanitárias. No Instituto de Geociências, 1160 pessoas assinaram o livro de registro. Ocorreram oficinas, palestras, exposição e interação entre estudantes e professores do IG e aqueles que buscam uma vaga nos diversos cursos da Universidade.
Isis Garrido, aluna do 3° ano da Escola Estadual Guido Segalho, de Campinas, passou pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas antes de chegar ao prédio do IG. Ela veio junto com um grupo de colegas e professores que estavam entusiasmados com a Universidade. “Gostei da estrutura e da organização do IG, mas sou focada em Medicina desde que nasci”, contou.
Já Guilherme Alexandre C. Ramos veio com outros dois amigos de Cordeirópolis, cidade que fica a cerca de 70 Km de Campinas. Eles estudam no 3° ano da Escola Estadual Coronel José Levi. Apesar de ainda não ter se decidido por qual curso prestar vestibular, já sabe que será algum de tecnologia.
Para a docente Carolina Zabini, da comissão de organização da UPA no IG, o evento foi um sucesso. "O retorno das atividades presenciais nos permitiu mostrar diversos projetos que tem sido desenvolvidos no IG dentro dos 3 departamentos. Os alunos e funcionários que participaram do evento estavam muito engajados em receber os visitantes, num dia que foi repleto de atividades", comemora.
Neste ano, o tema da UPA foi “Ciência que Constrói”, em que a Unicamp pôde mostrar a importância da pesquisa científica na elaboração de políticas públicas e na tomada de decisões para a comunidade, além de refletir o papel da ciência como instrumento para viabilizar uma sociedade mais justa, democrática, diversa e inclusiva.
Veja aqui as fotos da UPA 2022 no IG.
Eliane Fonseca Daré
Imagens: divulgação IG