IG e IE organizam 2a. edição do Ciclo de Debates Alternativas Sistêmicas Rumo à Sustentabilidade da Vida

Sustentabilidade

A disciplina "Capitalismo e crise: transições e alternativas" oferece uma perspectiva histórica e compreensiva das contribuições das Ciências Econômicas e de outras disciplinas e campos interdisciplinares sobre as relações entre sistemas socioeconômicos e sistemas naturais. Partindo do pensamento renascentista e clássico, passando pelo debate entre conservacionistas e preservacionistas no início do século XX e chegando ao ambientalismo moderno que se desdobra a partir da década de 1960, procura-se reconstruir alguns marcos deste percurso intelectual e das interpretações de economistas e outros cientistas sociais e naturais, sobre as relações entre sociedade e natureza.

Destacam-se os esforços de comunicação científica sobre a crise atual, a partir das ideias de Transições Energéticas, Civilização do Hidrocarboneto, Antropoceno, Grande Aceleração, Fronteiras Planetárias e Sustentabilidade, além de iniciativas artístico-científicas para a compreensão de cenários e tendências.

A seguir, cotejam-se alternativas de distintas tradições teóricas que se propõem a mitigar os problemas, adaptar nossas sociedades, ou transitar para novas formas de organização social que permitam superar as crises gêmeas, social e ambiental, contemporâneas.

Em seu desfecho, a disciplina oferece um Ciclo de Conferências sobre “Alternativas Sistêmicas Rumo à Sustentabilidade da Vida”.

A proposta desta disciplina busca aportar elementos para questões tais como: “como chegamos até aqui?”, “quais as dimensões da crise que vivemos?”, “quais prognósticos têm sido feitos?” e, finalmente, “quais são as possibilidades ou alternativas de mundos futuros?”.

O campo das alternativas sistêmicas, absolutamente inescapável no debate contemporâneo, é muito rico em experiências, utopias, ensinamentos e práticas emergentes de politics e policies. Nessa disciplina, este campo será o eixo transversal de nossas reflexões, apresentações e debates ao longo do semestre.

Portanto, esse tópico de “alternativas”, dado seu caráter estratégico e transversal, não está numerado e, a princípio, contempla obras, autores e conceitos, nas seguintes abordagens:

► Decrescimento
► Ecossocialismo
► Ecofeminismo
► Bem Viver e Pós-Extrativismo
► Convivialismo
► Comum: pistas para a revolução no século XXI
► Green New Deal

Coordenação e curadoria: Rosana Corazza (IG), Paulo Fracalanza (IE), Iraima Lugo (doutoranda em Política Científica e Tecnológica), Lara Ramos (mestre em PCT), Heitor Dellasta (mestrando em PCT) e Lilian Roizman (graduanda em Economia).

Programação do Ciclo:

08/11 | 14h
Tema: Valores e condições para alternativas sistêmicas rumo à sustentabilidade da vida
Participantes: Paulo Sérgio Fracalanza (IE-UNICAM) e Rosana Icassatti Corazza (IG-UNICAMP) - Organizadores
Link para participar: https://youtu.be/LS-739TarSM

10/11 | 14h
Tema: Economia feminista e ecofeminismo: a sustentabilidade da vida no centro e desde as beiradas
Participantes: Miriam Nobre (SOF Sempreviva Organização Feminista) e Márcia Tait (LABTTS/DPCT-IG/UNICAMP)
Moderadora: Lílian Roizman (Graduanda em Economia Unicamp)
Link para participar: https://youtu.be/UtwIyrSqXIs

22/11 | 14h
Tema: Redes de Solidariedade e Afeto
Participantes: Erica Gonçalves Dias (Doutoranda PCT/IG-UNICAMP)e Carla Águas (Pós-Doutoranda - PCT/IG-UNICAMP).
Moderadores: Rosana Corazza (IG-Unicamp) e Paulo Fracalanza (IE-Unicamp)
Link para participar: https://youtu.be/rXGcr9MaA8w

24/11 | 14h
Tema: Agroecologia, sistemas agroflorestais e agricultura sintrópica: experiências e desafios para conexão entre florestas e pessoas
Participantes: Walter Steenbock (Eng. Agrônomo Analista Ambiental do ICMBio) e Fabiana Penereiro (Eng. Agrônoma ONG Mutirão Agroflorestal).
Moderador: Heitor Dellasta (Mestrando em PCT/UNICAMP)
Link para participar: https://youtu.be/ORg8fL6KCRQ

29/11 | 14h
Tema: Bioeconomia na Amazônia
Participante: Josiane Tikuna (ativista indígena do povo Ticuna, Antropóloga, coordenadora do Projeto Piloto de Agrovida-Naãne Arü Mã’u – Terra e Vida)
Participante: Nadja Lepsch (doutora em Biologia, Analista Sênior em C&T, Coordenação de Pesquisas INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA)
Moderadora: Iraima Lugo (Doutoranda em PCT/UNICAMP).
Link para participar: https://youtu.be/oJTcJHpWOMY

Inscrição para certificado aqui.

Informações via site IE.

Sustentabilidade

Local: Canal do Instituto de Economia IE-Unicamp no Youtube
Dias 08, 10, 22, 24 e 29 de novembro de 2021
Sempre das 14h às 16h
Público: geral (sem pré-requisitos)
Emissão de certificados (mínimo de participações: 4 dos 5 debates
Inscrições abertas aqui: https://forms.gle/CzvdNsqtxTvmHoTb9