A emoção tomou conta do público presente no saguão do IG nessa quinta, 25, durante o primeiro sarau do projeto Cultura no IG. Alunos, funcionários docentes e não docentes apresentaram músicas de diversas origens e declamaram poesia. O evento ocorreu durante o horário do almoço e no final do dia para que não atrapalhasse as atividades de rotina do Instituto.
O diretor associado do IG Márcio Cataia abriu o evento agradecendo a iniciativa do projeto e do processo de sociabilidade que vem sendo construído na comunidade. A docente Maria José Mesquita, idealizadora do projeto, agradeceu a colaboração do maestro Paulo Rowlands que vem trabalhando de forma voluntária na produção do projeto cultura no IG. “Esse é mais um motivo de orgulho para o Instituto ao ter construído esse prédio. A acústica é maravilhosa nesse espaço”, disse a docente. O maestro Paulo Rowlands agradeceu a todos os presentes em sua fala de abertura e revelou que o projeto foi inspirado pelo prédio, que parece um grande centro cultural.
O evento começou com a apresentação de Maria José, que cantou “Volver a los 17” de Violeta Parra e tocou teclado. Em seguida, ocorreu a primeira apresentação oficial de um dos corais do Instituto, com mais de 20 integrantes, também criado pelo projeto Cultura no IG. O grupo apresentou duas músicas – “Berimbau” de Vinicius de Moraes emocionou. Na apresentação do horário do almoço, o Trio Irmãos Lua, que tem como integrante o funcionário do IG Salvador Carpi Júnior na bateria, e a Malaggueta Dupla, formada pelo aluno do primeiro ano de Geografia Gustavo Piedade no baixo e Gabriela Castellani, da PUC, no vocal foram algumas das apresentações que emocionou também o público presente no saguão. Houve também declamação de poesia do doutorando de Geografia, Roberto Carlos Rech.


Para Maria José a expectativa foi superada. “O resultado foi muito maior. Estou emocionada. Conseguimos uma diversidade de músicas de diferentes origens, como lenda indígena, orixás, latino America, samba. Esse é o primeiro de muitos eventos culturais no IG”, disse emocionada. Maria José revelou que uma nova edição do sarau pode ocorrer nos próximos meses. Para o maestro Paulo Rowlands, o projeto Cultura no IG começou com o pé direito.


Por Eliane Fonseca
Fotos Divulgação IG