Um grupo de docentes, alunos e ex-alunos do Instituto de Geociências (IG) participou na primeira quinzena de abril do IV Simpósio Brasileiro de Metalogenia, que ocorreu em Gramado (RS). O tema desta edição do simpósio foi “Inovações Tecnológicas: Impactos na descoberta e no entendimento de depósitos minerais”. A Unicamp, através do IG, é referência internacional na área de geologia econômica, que foca na gênese de depósitos minerais e como esses depósitos são prospectados na crosta terrestre.
O evento foi organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Society of Economic Geologists (SEG) e a Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB). Entre os membros da comissão organizadora do simpósio estavam os docentes do IG Roberto Xavier, que é o atual diretor executivo da ADIMB, e Carolina Moreto. Além de duas apresentações orais, o evento contou com 12 apresentações de pôsteres de estudantes do grupo de pesquisa em Evolução Crustal e Metalogênese do IG, incluindo seis membros do capítulo estudantil da SEG Unicamp, que compartilharam os mais recentes resultados de suas pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado.
De acordo com o docente Diego Ducart, que trabalha com sensoriamento remoto aplicado em exploração mineral, há parcerias diretas na área de metalogenia entre academia e empresas. “A Universidade estuda os processos de formação dos depósitos, como também gera ferramentas que assistem na prospecção de ditos depósitos, como por exemplo algumas relacionadas a sensoriamento remoto. Já as empresas utilizam esses conhecimentos para exploração mineral. A Unicamp tem muito peso e muita qualidade de trabalhos nessa área no país e no exterior”, disse. O docente ministrou no Simpósio em Gramado a palestra “Characterization of hydrothermal systems using spectral technologies: case studies of gold deposits from the Andean cordillera (San Juan, Argentina) and Amazon craton (Alta Floresta, Mato Grosso, Brazil)”. Em maio de 2018, o IG também teve grande participação de professores e alunos de graduação e pós-graduação no VIII Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN), que ocorreu em Ouro Preto (MG) e foi também organizado pela ADIMB.
Por Eliane Fonseca, com informações de Raphael Bianchi Hunger (presidente do Student Chapter SEG Unicamp)
Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação IG