Ronaldo Barbosa
Professor Colaborador, DGRN
ronaldob [at] unicamp.br
Bio
Possui Graduação em Engenharia de Computação pela Unicamp, Especialização em Jornalismo Científico (Labjor-Unicamp), Mestrado em Geociências na área de Educação Aplicada às Geociências (Instituto de Geociências, Unicamp), Doutorado em Ciências (Instituto de Geociências, Unicamp) - a tese defendida em 2013 propôe uma metodologia inovadora para aproveitamento das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem de Ciências e Geociências em escolas de nível fundamental e médio. Participou do programa de formação de Gestores EAD da Unicamp e do Projeto Teia do Saber da Secretaria Estadual da Educação. Atuou no desenvolvimento de periféricos de computador para pessoas com deficiência e softwares educacionais para ensino fundamental e médio por meio da empresa RCT Computadores na Escola Ltda, empresa da qual foi sócio entre 1994 e 2010. Ministra disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de confluência entre Tecnologia, Educação, Comunicação e ensino de Ciências. Foi professor da UFSCar (São Carlos), UNIP (Campinas), Policamp (Campinas), entre outras instituições. Foi Supervisor de pós-graduação no grupo Anhanguera Educacional e coordenador de Educação a Distância (EAD) na pós-graduação da instituição de ensino LFG, entre os anos de 2008 e 2010. Foi Diretor Adjunto de Desenvolvimento Educacional na Anhanguera Educacional Ltda entre os anos de 2010 e 2011. Foi Supervisor de Pós-Graduação modalidade EAD da empresa Kroton Educacional de 2011 a 2013. Desde agosto de 2014 é professor pleno do Instituto de Geociências da Unicamp no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Ciência (PEHCT) onde orienta projetos e mestrado e doutorado. Atualmente é Coordenador de Cursos de Graduação na Faculdade Devry|Metrocamp, em Campinas, unidade do grupo educacional Devry Brasil. É parecerista ad-hoc de revistas e livros. Possui experiência nas áreas de educação/ciências e tecnologia educacional, com interesse nos seguintes temas: inovação educacional; ensino-aprendizagem de Geociências, formação de professores, metodologia de ensino, divulgação científica, produção audiovisual e educação a distância. É membro da ABED (Assoc. Brasileira de Educação à Distância), SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento).