Por: Andreia Mendonça Zambanini da Silva, Gabriela Rodrigues da Silva, Ingrid Maria Lacerda Bacelar, Paulo Roberto da Silva Rufino
Em comemoração ao dia do geógrafo, celebrado no dia 29-05-2023, foi realizada uma aula magna, no auditório Milton Santos, através da qual tivemos a honra de receber o Professor Dr. Pedro de Almeida Vasconcelos que aceitou o convite para ministrá-la. A organização desta aula magna é da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do Instituto de Geociências (IG-Unicamp) e do Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (PRG) por meio do Edital Acolhe 2023, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), da Extensão do Instituto de Geociências e da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Campinas (AGB-Campinas).
Na cerimônia de abertura contamos com a presença das ilustres autoridades e convidados: o Diretor do Instituto de Geociências - Prof. Dr. Marcio Antonio Cataia, a Vice-Chefe do Departamento de Geografia - Profa. Dra. Tania Seneme do Canto, a Coordenadora de Graduação da Geografia - Profa. Dra. Regina Celia de Oliveira e o graduando - Sr. Paulo Roberto da Silva Rufino.
O professor Pedro iniciou com um panorama da vida de Milton Santos, a fim de criar uma escala temporal na mente dos participantes para a partir desse entendimento poder compreender o universo conceitual de Santos, pois de acordo com Vasconcelos (2012), “ [...] para proceder uma análise do espaço, “o geógrafo deve sempre recorrer à História, e incorporar ao seu raciocínio tanto o tempo como a duração”, lembrando que há escalas de tempo diferentes.[...]” (VASCONCELOS, 2012). Dessa maneira, livro a livro, foi construindo o pensamento do intelectual, através de conceitos criados/trazidos por ele.
Em suas pesquisas o professor Pedro Vasconcelos realizou o mapeamento do sistema conceitual na obra de Milton Santos e com isso lançou um livro que discute tais conceitos. De acordo com o professor Vasconcelos, o livro “não é um simples balanço da vida e da produção de Milton Santos, já que esta contabiliza mais de 40 livros e 300 artigos”, mas debruça-se sobre o “conjunto teórico articulado de ‘conceitos centrais’, mediante o exame de cerca de 30 livros publicados por Milton Santos”. O professor Pedro Vasconcelos, encontrou “um total de 128 noções, conceitos e categorias no sistema conceitual, que dão sustentação à disciplina acadêmica da geografia”.
Na segunda etapa foi aberta à perguntas a fim de gerar uma interação entre os estudantes e o professor, que gentilmente atendeu as perguntas e expandiu as discussões e as próprias reflexões ao discorrer sobre cada questionamento.
O evento teve forte adesão do público, com o auditório repleto de entusiastas da Geografia, a atividade contou com 189 inscrições e aproximadamente 180 participantes, estando entre eles, estudantes de graduação e pós graduação em Geografia, em outros cursos e professores da educação básica e ensino superior (Figura 1).
Figura 1: Categorias de inscrição na aula magna.
A importância de tal atividade, marca um relevante posicionamento em defesa da Geografia, que em 1979 teve tal ocupação regulamentada e reconhecida no Brasil, desde então é comemorado anualmente, no dia 29 de maio, o dia do geógrafo. A data celebra pessoas que dedicam suas vidas a lecionar, pesquisar e compreender a ciência geográfica.
Entendendo a Geografia como uma ciência social, consideramos o espaço geográfico como um contexto complexo (SANTOS, 2006). Assim sendo, os conceitos desenvolvidos pelo professor Milton Santos, dentre eles podemos destacar a noção de “cidadania”, nos possibilita o exercício da reflexão em grupos quanto à formação básica e complementar acadêmica e cidadã (SANTOS, 2007).
Acreditamos que o evento foi enriquecedor e contribuirá com um pensamento crítico sobre a geografia que cada aluno irá construir durante os seus estudos.
Enfim, compartilhamos de um momento de integração com toda a comunidade do Instituto de Geociências. Nosso agradecimento a toda estrutura da Unicamp e Instituto de Geociências que através de seus departamentos nos apoiaram, em especial ao Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte que gentilmente nos ajudou em todas as intermediações.
Imagens: Comissão organizadora e Érico Pimenta