No dia 13/05, estudantes do Curso de Geografia da @unicamp.oficial, matriculados na disciplina Geografia Urbana (GF604), participaram de atividades de campo nas cidades de Campinas e Sumaré, sob coordenação da Professora Adriana Bernardes e colaboração da equipe da disciplina: Isilainy Silva Adriano Almeida, Christian Biazotto, Gabriel Amorim Gustavo Gomes, Sarah Montrazio.
Os estudantes visitaram, na parte da manhã, a Ocupação Nelson Mandela, localizada no Distrito Industrial da cidade de Campinas, na região dos Diques. Lá foram recebidos pelas lideranças Thamires Ramos e Pamela, que compartilharam suas vivências e o histórico de luta pelo direito à moradia da comunidade. No período da tarde, o grupo esteve na cidade de Sumaré, localizada na Região Metropolitana de Campinas, para conhecer o que foi, até o ano de 2020, uma das maiores ocupações urbanas do estado de São Paulo: a Vila Soma, que após 10 anos de luta, vive agora o seu processo de regularização. As lideranças Edinho Gordiano e Ricardo receberam os estudantes para uma roda de conversa na sede da Soma.
O trabalho de campo foi fundamental para a construção de futuros profissionais que pensarão a cidade através de sua complexidade. Os alunos puderam entender melhor a luta social por habitação (um direito constitucional), os conflitos com a especulação imobiliária e com as ações do Estado, as vivências cotidianas e a organização dos lugares visitados. A leitura do espaço urbano da metrópole de Campinas-SP a partir dessa perspectiva, sinaliza para a importância da construção de um projeto de futuro em direção a uma cidade mais justa, garantidora de direitos.
Texto: Adriana Bernardes
Imagens: arquivo da disciplina