Yara Evans e Roccio Diaz-Chavez, pesquisadoras da Faculty of Natural Sciences (Centre for Environmental Policy) da Imperial College de Londres, visitaram o Instituto de Geociências (IG) da Unicamp nesta segunda-feira, 30 de janeiro. O objetivo foi estreitar a parceria de ensino e de pesquisa em áreas de interesse comum. Em novembro de 2022, uma delegação da Unicamp, da qual fez parte o diretor associado do IG Emilson Pereira Leite, conheceu a universidade londrina.
Naquela visita, o diretor associado do IG percebeu o potencial do IG para desenvolver projetos de pesquisa em conjunto em áreas de interesse mútuo como desenvolvimento sustentável, energias renováveis e transição energética, com possibilidade de financiamento pelo Reino Unido. “A reunião no IG serviu para aprofundar a discussão dos temas convergentes e estabelecer de forma mais clara as possibilidades de cooperação. Como consequência, deverão ser marcadas reuniões virtuais com os professores interessados, visando a elaboração de projetos e/ou ações de intercâmbio de pesquisa e ensino entre docentes e alunos de ambas as instituições”, explicou Emilson Pereira Leite.
As pesquisadoras do Imperial College foram recebidas pelo diretor associado do IG, pela chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) Janaina Oliveira Pamplona da Costa, pelos docentes do DPCT Jean Carlos Hochsprung Miguel e Roberto Greco, pela diretora do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e pelos docentes do IFGW Gabriela Castellano e Lázaro Aurélio Padilha Junior.
Após a visita ao IG, as pesquisadoras tiveram encontros na Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).
Texto e imagem: Eliane da Fonseca Daré