A tese "Paleoicnologia e neoicnologia como ferramentas para inferência paleoambiental e paleoecológica: exemplos para o Mesozoico do Brasil", defendida por Diego Luciano do Nascimento no Programa de Pós Graduação em Geociências, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2022. Ele foi orientado por Alessandro Batezelli, docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do IG. A premiação visa analisar todas as teses defendidas e financiadas pela Capes e sua relevância científica no avanço na ciência brasileira.
Essa é a primeira vez que um aluno orientado por Batezelli é premiado com menção honrosa no Prêmio Capes. "Para o aluno e para a instituição, receber esse prêmio já os coloca em posição de destaque porque há uma avaliação feita com alunos de diversos cursos e programas do Brasil inteiro. Ele concorreu com pessoas da Medicina, da Biologia - há uma relevância da pesquisa dele em relação a todos os outros campos. Quando se recebe uma menção honrosa, significa que você teve destaque dentre todos os programas de pós-graduação das diferentes universidades brasileiras. Você conseguiu desenvolver sua pesquisa, conseguiu avançar no conhecimento e conseguiu divulgar isso em revistas internacionais indexadas", celebra o docente.
Para que os alunos consigam avançar na sua pesquisa, Batezelli reforça que inicialmente eles precisam gostar do tema que vão estudar. "Hoje, com a facilidade de aquisição de dados e acesso a publicações, é possível fazer uma grande revisão bibliográfica e avançar muito no entendimento de suas pesquisas. A minha participação vem como forma de incentivo dentro daquilo que eles gostam de fazer e tentar ajudar o máximo na questão científica que é crucial para o desenvolvimento da pesquisa", diz. O docente também incentiva a organização dos dados na forma de publicações. "Isso realmente é avaliado: o quanto você conseguiu divulgar sua ciência, principalmente através das divulgações internacionais", reforça. Por fim, o docente lembra que o apoio institucional é importantíssimo. "Na Unicamp temos bons laboratórios em que é possível desenvolver muitas análises. O suporte financeiro também é extremamente importante, mesmo com o valor defasado das bolsas", finaliza.
Por Eliane Fonseca Daré
Imagem: Divulgação