Carlos Eduardo Ganade de Araújo tomou posse na segunda, 15 de agosto, como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) - Regional RJ.
Ele se graduou em 2006 em Ciências da Terra e foi eleito em 2021 para a ABC. Em sua dissertação, sob o título "Mapeamento lito-estrutural de uma porção a NW do arco magmático de Santa Quitéria, região de Caracará-CE, auxiliado por técnicas de sensoriamento remoto", teve como orientadores os docentes Ticiano Saraiva dos Santos e Alvaro Penteado Crósta. Conclui seu doutorado em Ciências, na área Geotectônica Geoquímica, pela Universidade de São Paulo – USP (2014).
Foi chefe da Divisão de Geodinâmica (2015-2017) e atualmente é pesquisador do Centro de Desenvolvimento (CEDES) do Serviço Geológico do Brasil. Tem desenvolvido pesquisas no campo geocientífico, a partir de perspectiva multidisciplinar, com ênfase nos temas: aplicação da Geologia Isotópica à evolução crustal; evolução tectônica do pré-cambriano do NE do Brasil; processos metamórficos ligados à edificação de montanhas.
Na solenidade de posse, Carlos Eduardo apresentou a palestra "O início das colisões continentais modernas: quando, onde e por quê?".
Márcio Cataia, diretor do IG, congratula o egresso por ter sido um dos jovens pesquisadores de destaque na ciência fluminense diplomado como membro afiliado da ABC. "É um orgulho para o Instituto de Geociências (IG) tê-lo tido como um de nossos alunos de Graduação em Ciências da Terra", escreveu em carta enviada ao pesquisador.
Por Eliane Fonseca
Imagens: ABC