Docentes do IG recebem prêmios institucionais da Unicamp

Prêmios 2020

Carlos Roberto Souza Filho, que é coordenador de Pesquisa do Instituto de Geociências (IG) e docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN), recebeu o Prêmio Zeferino Vaz, concedido a docentes que tenham se destacado nas suas funções de docência, pesquisa e extensão. Suas principais contribuições à ciência têm sido multicentradas em estudos sobre sistemas petrolíferos e sistemas minerais metálicos/não-metálicos e sua prospecção; geologia da Terra análoga com Marte; vulcanologia ativa global e monitoramento ambiental.  Essa é a segunda vez que o docente recebe o Prêmio. A primeira foi em 2007, num primeiro momento de sua carreira. Para Carlos Roberto, recebê-lo numa fase mais sênior é o "reconhecimento de uma dedicação intensa ao ensino, pesquisa e extensão na Universidade. Entretanto, não entendo o prêmio como um reconhecimento individual, mas sim o resultado de um esforço coletivo, de um grande elenco de alunos, pesquisadores e funcionários que trabalharam comigo ativamente na Unicamp e em outros centros no Brasil e no exterior. Sem essa rede de colaboração não teríamos atingido uma fração do que atingimos nos últimos 10 anos". 

Beto
Carlos Roberto Souza Filho, docente do DGRN que já havia recebido o Prêmio Zeferino Vaz em 2007 e o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação em 2016

Roberto Greco, que é coordenador de Extensão do IG e docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica, recebeu o Prêmio ProEC de Extensão Universitária, criado em 2019 para reconhecer e impulsionar ainda mais esse pilar da universidade. Para Greco, seu primeiro prêmio institucional "representa um reconhecimento do tempo e de energias dedicadas aos projetos com a comunidade externa à  Unicamp, da minha parte e da parte dos colegas e estudantes que colaboraram com esses projetos. Representa também um esforço concreto da Unicamp de afirmar uma paridade de valor e importância entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão e espero que possa estimular mais colegas a se dedicar também a essas atividades".

Greco
Roberto Greco, docente do DPCT que recebeu seu primeiro Prêmio Institucional

Eliane Fonseca

Fotos: Arquivo pessoal, TV Unicamp e Antoninho Perri

A cerimônia de entrega ocorreu em 18 dezembro de 2020. Leia a matéria de Liana Coll publicada no Portal da Unicamp:

 

Unicamp concede prêmios institucionais em cerimônia virtual

Em cerimônia ocorrida nesta sexta-feira, 18 de dezembro, a Unicamp entregou os seus prêmios institucionais. Os prêmios concedidos foram: Reconhecimento acadêmico “Zeferino Vaz”; Reconhecimento Docente pela dedicação ao Ensino de Graduação e Prêmio Proec de Extensão Universitária. Durante a cerimônia, representantes da Administração Superior da Unicamp lembraram as dificuldades que atravessaram o ano de 2020, destacando o esforço de toda a comunidade acadêmica para manter a Universidade em pleno funcionamento e atuando no combate à pandemia do novo coronavírus. 

Ao comentar o Prêmio “Zeferino Vaz”, concedido a docentes que tenham se destacado nas suas funções de docência, pesquisa e extensão, a coordenadora-geral da Unicamp, professora Teresa Atvars, ressaltou o simbolismo adicional que os prêmios carregam neste ano. “Neste momento, o reconhecimento tem um valor adicional, que é o valor da luta que temos tido esse ano todo em mudança de paradigma do funcionamento da universidade, mas que não minimizou o compromisso institucional com a universidade pública e com a excelência acadêmica”. 

O professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, também pontuou o engajamento da comunidade acadêmica no que se refere ao processo de migração para um ensino remoto. Diante de uma crise sanitária, econômica e política, avaliou o reitor, tornou-se ainda mais necessário frisar o papel fundamental que a ciência na universidade pública têm. “Naturalmente aqui cabe o agradecimento à toda a comunidade da Unicamp, que tanto fez para manter essa excelência e para manter a força da universidade pública, mostrando para o país e para a sociedade em geral que sem a universidade pública o nosso país e o nosso mundo não têm futuro”.

Comentando a premiação de reconhecimento docente ensino graduação, concedido a professores que se destacaram em atividades ao longo da carreira acadêmica junto ao ensino de graduação, a pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, observou a importância de valorizar essa missão primordial da universidade. “As pessoas que recebem o prêmio hoje mostram que não é um esforço de uma parte da sua carreira, mas sim uma postura docente que é um grande exemplo e, acima de tudo, um grande determinante para ter um bom ambiente educacional de processo de aprendizagem”.

Por fim, a cerimônia também apontou os vencedores do prêmio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) de extensão, concedido de forma a reconhecer a dedicação a esse pilar da universidade, calcado na interação dialógica e transformadora entre universidade e demais setores da sociedade. O prêmio PROEC, lembrou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Hashimoto, foi criado em 2019 para reconhecer e impulsionar ainda mais a extensão universitária. Para o professor, a interação que a extensão envolve adquire ainda mais necessidade de fortalecimento diante dos ataques à ciência. “Estamos sob ataque maciço contra a ciência, contra a cultura e contra a liberdade de pensamento e que então saibamos da necessidade de ter um contato maior com a sociedade. Espero que tenhamos aprendido que não vivemos sem essa relação. Somos uma universidade que deve muito aos nossos contribuidores, que são a nossa nação. Que a extensão tenha cada vez mais um papel relevante na universidade”, avaliou. 

Confira os contemplados:

Prêmio de Reconhecimento AcadêmicoZeferino Vaz

Faculdade de Ciências Médicas (FCM): Iscia Teresinha Lopes Cendes

Faculdade de Educação (FE): Evely Boruchovitch

Faculdade de Educação Física (FEF): Marco Antonio Coelho Bortoleto

Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA): Anderson de Souza Sant'Ana

Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC): Edevar Luvizotto Junior

Faculdade de Engenharia Elétrica (FEEC): Marco Aurélio Amaral Henriques

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM): Noé Cheung

Faculdade de Enfermagem (FENF): Edinêis de Brito Guirardello

Faculdade de Engenharia Química (FEQ): Osvaldir Pereira Taranto

Faculdade de Tecnologia (FT): Rosa Cristina Cecche Lintz

Instituto de Artes (IA): Verônica Fabrini Machado de Almeida

Instituto de Biologia (IB): Anete Pereira de Souza

Instituto de Computação (IC): Hélio Pedrini

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH): Thomas Patrick Dwyer

Instituto de Física "Gleb Wataghin” (IFGW): Fanny Béron

Instituto de Geociências (IG): Carlos Roberto de Souza Filho

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC): Paulo José da Silva e Silva

Instituto de Química (IQ): Igor Dias Jurberg

Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação

Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA): Luciana Cordeiro de Souza Fernandes 

Faculdade de Ciências Médicas (FCM): Wilson Nadruz Júnior 

Faculdade de Educação (FE): Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC): Luiz Carlos Marcos Vieira Junior 

Faculdade de Engenharia Elétrica (FEEC): Walmir de Freitas Filho

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM): Carlos Eduardo Keutenedjian Mady 

Faculdade de Engenharia Química (FEQ): Osvaldir Pereira Taranto

Faculdade de Tecnologia (FT): Rosa Cristina Cecche Lintz

Instituto de Biologia (IB): Lucia Elvira Alvares

Instituto de Computação (IC): Edson Borin

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH): Mário Augusto Medeiros da Silva

Instituto de Física "Gleb Wataghin” (IFGW): Marcus Aloizio Martinez de Aguiar

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC): Sandra Augusta Santos

Instituto de Química (IQ): Adriana Vitorino Rossi

Prêmio PROEC de Extensão Universitária

Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA): Eliana de Toledo Ishibashi

Faculdade de Educação (FE): Debora Mazza

(Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo FEC): Paulo José Rocha de Albuquerque 

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC): João Marcos Travassos Romano 

Faculdade de Educação Física (FEF): José Irineu Gorla

Faculdade de Engenharia Química (FEQ): Marisa Masumi Beppu 

Instituto de Biologia (IB): Antonia Cecília Zacagnini Amaral

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC): João Frederico da Costa Azevedo Meyer

Instituto de Química (IQ): Fábio Augusto 

Instituto de Geociências (IG): Roberto Greco

Início