O Instituto de Geociências (IG) renovou a licença acadêmica para usar de forma gratuita até 14 de dezembro de 2020 o software MOVE, voltado para pesquisas em geologia estrutural. O software, que permite modelar e estudar a interação entre os processos tectônicos e as rochas em diferentes cenários e ambientes, é destinado a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de geociências e engenharia que têm a geologia estrutural como foco de pesquisa.
O docente do IG Diego Fernando Ducart é o responsável na Unicamp pelas licenças MOVE, que estão instaladas no Laboratório de Processamento de Informações Geo-referenciadas (LAPIG). Segundo Diego, em 2019 a licença foi utilizada principalmente na área de petróleo e a expectativa é que em 2020 possa ser utilizada em mais projetos de pesquisa em petróleo e também em mineração.
De propriedade da empresa escocesa Petroleum Experts Limited (Petex), a suíte MOVE é composta por uma série de módulos destinados a interpretações e análises. O programa possibilita testar e validar diretamente modelos gerados, permitindo ao aluno analisá-los detalhadamente durante seu processo de construção.
O software também permite importar facilmente toda a informação coletada em campo com o aplicativo Field Move, ferramenta instalada em tablet ou celular que serve para coletar diferentes tipos de informações, substituindo uma bússola geológica, anotações, fotos, ou mesmo para mapear em formato digital e georeferenciado. As informações coletadas no Field Move são imediatamente transferidas para o software para gerar mapas em 2D ou modelos em 3D.
Ao todo a empresa escocesa doou 10 licenças acadêmicas das mais recentes versões de diferentes produtos (MOVE, 2D Kinematic Modeling, 3D Kinematic Modeling, Geomechanical Modeling, Fracture Modeling, Fault Response Modeling, Fault Analysis, Stress Analysis, Move Link Petrel, Move Link Open Works, Move Link GST). O custo deste pacote para uma empresa seria de £ 2.082.391,97 (libras), aproximadamente R$ 11.381.607,89.
As licenças acadêmicas são liberadas exclusivamente para instituições de ensino. Deste modo, os softwares não podem ser utilizados para fins comerciais, sendo seu uso apenas para fins de treinamento, pesquisa acadêmica e demais finalidades educacionais.
Leia mais em: IG obtém licença acadêmica para utilizar software MOVE (https://ige.unicamp.br/news/2019-06/ig-obtem-licenca-academica-para-utilizar-software-move)
Por Eliane da Fonseca Daré