Quatro alunos do ensino médio de escolas públicas da região de Campinas estiveram no IG no mês de janeiro participando do 18º Programa Ciência e Arte nas Férias (CAF), que é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. O CAF tem como objetivo despertar o interesse pela pesquisa científica e atividades artísticas. Os alunos realizaram atividades de pesquisa em laboratórios, sob a supervisão de professores e pesquisadores da Universidade.
No IG, o título do projeto do CAF foi “Conhecendo e compreendendo os diferentes tipos de rochas e minerais para o uso consciente dos solos”. Dailto Silva, supervisor de laboratório, orientou os alunos no projeto, que também contou com a colaboração de Jerusa Schneider, pós-doc do IG, e Beatriz Spalletta, pós-graduanda do IG – mestrado, que atuou como monitora.
As atividades iniciaram no dia 6. Os estudantes participaram de experimentos prático-teóricas que aconteceram em campo, por meio de coleta de amostras, e nos laboratórios do IG, onde puderam analisar diferentes minerais por difração de raios-X, microscopia óptica (Petrografia) e microscopia eletrônica de varredura.
Os alunos realizaram diversos experimentos, como verificação do desenvolvimento de plantas em diferentes tipos de solo, avaliação de diferentes classes texturais do solo e observação do efeito da presença de contaminantes na germinação de plantas. Em uma das atividades, realizaram um ensaio para determinar o pH do solo. Com vinagre, fermento, sabão em pó, água sanitária, produto de limpeza, leite, água com sabonete e água de torneira prepararam uma escala de pH. Com indicador preparado com folhas de repolho roxo, os alunos observaram as mudanças de cores e puderam determinar o pH em diferentes amostras de solo coletadas por eles.
Em outra atividade, os alunos realizaram um ensaio para entender como os organismos que vivem no solo participam da bioturbação – processo de movimentação do solo por organismos vivos. No ensaio, minhocas foram colocadas em recipientes para simular um perfil com diferentes horizontes.
O encerramento das atividades ocorreu no 31, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde os alunos apresentaram um pôster do trabalho desenvolvido durante o CAF2020.
Por Eliane Fonseca
Fotos: Eliane Fonseca e arquivo pessoal