IG recebe fase presencial da Olimpíada Geo-Brasil

Geobrasil

Entre os dias 18 e 20 de outubro o Instituto de Geociências (IG) recebeu a fase presencial da 5ª Olimpíada Geo-Brasil. Participaram 141 estudantes do ensino médio, de 47 equipes representando todos os estados do país. Os estudantes foram selecionados por meio de três fases on line realizadas no mês de agosto, na qual participaram mais de 9 mil  equipes, incluindo uma centena de equipes treineiras.

Na abertura do evento, os participantes ouviram relatos do professor Alessandro Batezelli sobre sua participação na expedição geocientífica ao continente Antártico no começo desse ano. Também assistiram a uma apresentação da fase internacional da Olimpíada. No sábado, 19, os estudantes tiveram provas individuais na parte da manhã e provas em equipe à tarde. Entre os desafios da prova em equipe, os alunos tiveram que reconhecer várias amostras de rochas com base em descrições fornecidas. As questões foram propostas por uma comissão científica coordenada pelo professor do IG Raul Reis Amorim.

equipes
Participantes da Geobrasil durante a prova em equipe

Ao mesmo tempo em que os alunos realizavam as provas, os professores participaram de um minicurso sobre mapeamento digital, webapps e realidade virtual no ensino de geografia: uma aplicação em atividades de campo oferecido pelo geógrafo Clibson Alves dos Santos, docente da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). À tarde, participaram da oficina do docente do IG Rafael Straforini, IG, sobre metodologias ativas no ensino de geografia: compreendendo a espacialidade do fenômeno.

Já no domingo, 20, o professor Jefferson Picanço, do IG, ministrou a palestra “Como produzimos um desastre tecnológico? Como poderíamos evitá-los?”. Em seguida, ocorreu a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) e Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Na OBCT, o destaque foi a equipe formada por dois aluno e uma aluna do DF. Já na OBG, destacaram-se alunas – uma do Amazonas, uma do Paraná e uma de São Paulo. Entre os participantes melhores classificados na fase final presencial serão selecionados os integrantes da Seleção Brasileira que participarão da International Geography Olympiad, que ocorrerá em 2020 Turquia. Entre os requisitos para participar da fase internacional estão idade e fluência na língua inglesa.

A Olimpíada Geo-Brasil é um projeto de extensão coordenado pelo professor do IG Roberto Greco em colaboração com Universidade de Brasília e com a Universidade Federal de Alfenas.Teve apoio de CNPq, da Sociedade Brasileira de Geologia e da Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo. Para mais informações, acesse: https://obgeografia.org/#/

Prova
Alunos do ensino médio na prova individual da 5ª GeoBrasil

Por Eliane Fonseca, com informações de Roberto Greco

Foto: arquivo pessoal