IG receberá fase presencial das Olimpíadas de Geografia e de Ciências da Terra

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro a Unicamp vai receber pela primeira vez 54 equipes de ensino médio selecionadas para a fase presencial da V Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e da III Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Cada equipe é formada por 3 alunos e 1 professor. Há duas equipes de cada estado do Brasil.  Obrigatoriamente, pelo menos uma dessas duas equipes deve ser de escola pública.

Os alunos farão provas individuais e por equipe. No período da manhã ocorrerão as provas individuais e no da tarde, as por equipe. De acordo com o docente Roberto Greco, que integra a comissão organizadora, os alunos passaram por 3 fases on line e agora terão a fase presencial no Instituto de Geociências da Unicamp. Entre os alunos melhores ranqueados em Geografia, serão selecionados os integrantes da equipe brasileira que competirá na Olimpíada Internacional em 2020 na Turquia. A de 2019 ocorreu em Hong Kong.

Essa é a primeira vez que a Olimpíada ocorre na Unicamp. A primeira edição ocorreu em 2015 e, assim como na edição seguinte, não teve fase presencial. Nos últimos dois anos, a fase ocorreu em Brasília. Para mais informações, acesse: https://obgeografia.org/#/

OBG
Fase presencial em Brasília, em 2018

Por Eliane Fonseca

Foto: Arquivo Olimpíada GeoBrasil