Durante a 233ª Reunião Ordinária da Congregação do IG, que ocorreu na quarta-feira, 27, os funcionários Eduardo de Pinho Lopes e Neide dos Santos Furlan foram agraciados com placas comemorativas. Foi uma homenagem reconhecendo a dedicação dos funcionários ao Instituto. Os dois devem se aposentar em breve.
Eduardo trabalha há quase 37 anos na Unicamp e há 19 no IG. Ocupou por sete anos a vaga de Assistente Técnico de Unidade. Ele agradeceu a todos com os quais trabalhou e deu as boas vindas a Rita Karasawa, que ocupará agora o cargo no qual se aposenta. O funcionário lembrou momentos marcantes como a mudança de prédio do Instituto. “Talvez eu tenha feito no IG a maior tarefa da minha carreira na Unicamp, que foi conduzir a mudança para esse prédio, que começou em 2009 pelos laboratórios, passou por 2016 com a Biblioteca e em 2017 ocorreu a mudança final. Em 2017 foram 87 viagens de caminhão. Foi um trabalho bem complicado que exigiu uma grande capacidade logística da equipe, sob comando do professor Márcio”, disse. Emocionado, agradeceu a homenagem.
Também emocionada, Neide contou que viu o IG crescer. Ela trabalha há 34 anos na Unicamp – todos eles no Instituto. Lembrou do espaço ocupado no antigo galpão, de quando conheceu Amilcar Herrera e do primeiro contato no Instituto, que foi com o professor Sérgio Salles. Neide trabalhou inicialmente no Departamento de Política Científica e Tecnológica, onde foi secretária. Depois foi para a diretoria do Instituto, onde trabalhou durante cinco gestões como ATU, cargo transmitido a Eduardo na gestão dos professores Silvia Figueroa e André Furtado. Assumiu, então, o cargo de secretária da direção. “É uma vida inteira aqui. Quando eu cheguei, não havia a graduação. Havia somente a pós-graduação. Hoje estamos num ambiente totalmente diferente daquele do passado. O IG cresceu muito. Eu vivi todo esse tempo vendo esse crescimento. Para mim foi muito importante”, disse.