O CAGEAC (Centro Acadêmico de Geologia) e o CACT (Centro Acadêmico da Geografia) convidam para a palestra ''Da Educação Indígena à Universitária: Como integrá-las'', ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Munduruku, no dia 20 de março. A palestra irá acontecer em dois horários:
- 16h45 para os alunos e professores do integral
- 19h15 para os alunos e professores do noturno
O evento é aberto a calouros, veteranos e professores dos cursos de Geologia e Geografia. Em breve será informada a sala onde será ministrada.
POVOS INDÍGENAS NOSSOS CONTEMPORÂNEOS
As populações indígenas estão presentes no Brasil desde 1500. Na maior parte dessa história foram esquecidos, apagados ou jogados à margem da sociedade criando a falsa imagem de que ou estavam extintos ou presos a um passado memorial. Isso gerou equívocos que ainda hoje são reproduzidos e que os desqualificam como produtores de cultura, geradores de riqueza e defensores de sua própria história ancestral que é baseada na ideia de viver o agora. Refletir sobre o processo que gerou esta disparidade de pensamento é o propósito deste bate papo com um dos grandes pensadores indígenas da atualidade. Os povos indígenas são nossos contemporâneos. E daí?
QUEM É DANIEL MUNDURUKU?
Escritor indígena, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. É pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais.
Autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores é Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura. Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Em 2017 foi contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. É o grande ganhador do Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018. Reside em Lorena, interior de SP.
Daniel estará vendendo os seus livros no dia da palestra e estará lançando seu livro: ‘’As Coisas que Aprendi’’.