Alunos de Geologia, bolsistas BAS e voluntários, catalogaram centenas de amostras de rochas coletadas em atividades de campo. O trabalho faz parte do projeto “Implementação da coleção didática de rochas e minerais para as disciplinas de Geologia Básica”, coordenado pela professora Maria José Mesquita. As amostras integram a coleção didática do curso de Geologia e são utilizadas nas disciplinas básicas do curso, como Sistema Terra 1 e 2, Geologia para a Engenharia, Geologia para Biologia e Geologia para a Química. Assim como a Geologia, outros 4 cursos de graduação da Unicamp utilizam as amostras: Geografia, Biologia, Engenharia e Química.
Além de inventariar os cerca de mil exemplares de rochas ígneas, sedimentares, metamórficas, fósseis e rochas de minério, os bolsistas devem preparar um banco de dados digital das informações existentes e das novas; desenvolver um programa em meio digital, com auxilio do grupo todo, de catalogação das amostras do acervo; estudar parte do acervo; caracterizar o material e identificar sua procedência.
O projeto busca gerar a plena utilização do acervo de minerais e rochas nas diferentes disciplinas; facilitar sua busca e utilização, além de aprimorar a qualidade das aulas práticas. A coleção permanece em caixas e aguarda espaço físico apropriado.
A catalogação foi feita pelos bolsistas Hevelyn Eduardo, do 5º ano; Paulo Barreto, 4º ano; Caroline Araújo, 4º ano; e Everton Feitoza, do 2º; além dos voluntários e Tiago Ordone, do 2º, e Matheus dos Santos, do 4º. Os pedidos de empréstimo das amostras devem ser feitos com uma semana de antecedência e enviados para colecaodidaticaiggmail.com (colecaodidaticaig[at]gmail[dot]com)
Por Eliane Fonseca Daré
Foto: Divulgação IG