A linha de pesquisa em Educação, formação docente, tecnologia educacional e comunicação em Ciências Naturais (ECN) abrange estudos de caráter teórico e prático sobre a relevância – para a Educação e para o Ensino – do conhecimento de Ciências Naturais, com ênfase em Ciências da Terra. Está bem estabelecido que os processos naturais, ao longo do Tempo Geológico, edificaram o ambiente em que atualmente as comunidades vivem e evoluem. A linha de pesquisa abrange diferentes níveis de escolaridade, do ensino fundamental à pós-graduação e formação de professsores. A indagação central que se pretende responder é: em que medida as Ciências Naturais de modo amplo estão presentes no currículo escolar e nos programas do ensino formal e não-formal? As múltiplas respostas que resultarão dessa questão teórica podem revelar: (a) a necessidade de novas concepções que permitam uma convivência mais harmoniosa das sociedades com a natureza; (b) inovações educacionais para formar novas competências e habilidades, tanto sob o ponto de vista das Geociências, em particular, como das Ciências Naturais em geral; (c) a importância de as pessoas compreenderem que os fenômenos estudados pelas Ciências Naturais interferem e determinam suas vidas e os cenários/contextos das sociedades a que pertencem. Tais pesquisas abrangem a natureza do conhecimento em Geologia, Geociências e Ciências Naturais; processo de ensino-aprendizagem, políticas curriculares, currículos e programas de distintos níveis de ensino, formação de professores, divulgação científica, ensino-aprendizagem, material didático, tecnologia educacional e educação ambiental. A produção de recursos didáticos tem sido alvo de pesquisa, no âmbito da Comunicação e Ensino Não-Formal em Geociências, área presente no contexto da produção dos docentes do EHCT e que trata da difusão de conteúdos e conceitos relacionados às Ciências Naturais e Ciências da Terra incluindo análise de instituições, suportes materiais, processos e formas de circulação do conhecimento científico. A linha de pesquisa ECN articula um esforço permanente para a proposição, avaliação e desenvolvimento de ações acadêmicas e políticas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências Naturais, desde o nível fundamental até o nível superior.