O IDEALISMO ALEMÃO E A EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
Responsável: ANTONIO CARLOS VITTE

O IDEALISMO ALEMÃO E A EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

-Discutir o papel do idealismo alemão na formação das principais categorias geográficas. - Discutir a influência do idealismo alemão na organização metodológica da ciência geográfica na modernidade. -Discutir a influência do idealismo alemão na formação dos conceitos de natureza e humanidade na ciência geográfica.

• Ementa: Kant e o julgamento teleológico, a finalidade-sem-fim, a estética kantiana, a natureza como um organismo, a geografia como conexão de todos os lugares, Fichte crítico de Kant, Schelling e a filosofia-da-natureza, a natureza orgânica, poesia e arte na pesquisa científica, Herder e a relação cultura-natureza, Novalis e a dinâmica da natureza, Holderin e a antropologia cultual, Humboldt e a espacialidade da natureza..
  • Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação em geografia e áreas afins..
  • Professor(es) do curso: ANTONIO CARLOS VITTE.

Tipo de Curso de Extensão

Instituto de Geociências da UNICAMP