• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

  • Portuguese, Brazil
  • English
  • Spanish
UnicampIG

Main Menu

  • Institutional
    • Overview
    • Departments
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Library
      • Comission
      • Regulations
      • Team
      • Reports
      • Services
      • Links
      • Social Media
    • Contact
  • People
    • Faculty
    • Colaborators
    • Techical and Administrative Staff
    • Researchers
    • Postdocs
  • Undergraduate
    • Overview
    • Undergraduate in Geology
    • Undergraduate in Geography
    • Scholarships and Internships
    • Contact
  • Graduate
    • Overview
    • Programmes
      • Teaching and History of Earth Sciences
      • Geosciences
      • Geography
      • Science and Technology Policy
    • Regulations and Catalogues
    • Student Entities
    • Unicamp Teacher Internship Programme Grants
    • Grants
    • Disciplines
    • Special Students
    • Defenses and Qualifications
      • Schedule
      • Procedures for dissertation defences and qualifying exams
    • Repository of Theses and Dissertations
    • Contact
  • Research
    • Overview
    • Research resources
    • Support Office for Research and Extension Projects
    • Academic and scientific production
    • Research Groups
    • Contact
  • Laboratories
  • Culture and Extension
    • Overview
    • Outreach and Specialisation Degrees
    • Extension activities
    • Contact
  • Communication
    • News
    • Social Media

Iniciação científica com ensino médio: a aprendizagem baseada em problemas como forma de investigação geográfica

Breadcrumb

  • Home
  • Iniciação científica com ensino médio: a aprendizagem baseada em problemas como forma de investigação geográfica
Rafael
Renan Pessina Gonçalves de Lima
Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto
Jéssica da Silva Rodrigues Cecim
Rafael Straforini
DGEO

O artigo apresenta e analisa uma série de práticas educacionais no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) desenvolvidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Metodologicamente, nos orientamos pela corrente educacional do “Cotidiano Escolar” em diálogo com os pressupostos teórico-metodológicos do “Problem Bsed Learning” (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Nosso objetivo trata-se de analisar o processo de construção de um raciocínio geográfico com as estudantes participantes do projeto por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, a partir da temática da gravidez na adolescência e as práticas espaciais das adolescentes grávidas no contexto do município de Campinas-SP. Os resultados apontam para a potência do PBL na elaboração de práticas educativas que estimulam a autonomia, a criticidade, a criatividade e um pensamento científico, assim como permitem e promovem ferramentas para a construção de um raciocínio geográfico com as estudantes.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Raciocínio geográfico, Problema de pesquisa

Rafael Straforini

Geografia, Ensino e Pesquisa

Address

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Directions 

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Portal Feedback

Links

  • Email Unicamp (opens in new tab)
  • Sistemas e Solicitações (opens in new tab)
  • Intranet (antiga) (opens in new tab)
  • Logotipos do IG (opens in new tab)
  • Contacts

Menu do usuário

  • Log in
IG
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados