O Instituto de Geociências recebeu na segunda-feira, 24, a visita das avaliadoras do Conselho Estadual de Educação (CEE), Juliana Augusta Verona e Marcilene dos Santos. A visita faz parte do processo de renovação dos cursos de graduação em Geologia, Geografia Integral e Geografia Noturno. Durante a avaliação, visitas foram feitas às instalações do Instituto, tais como biblioteca, laboratórios, salas de aulas, departamentos e salas da administração. Gestores dos cursos, professores, alunos e funcionários se reuniram com as conselheiras e forneceram à Comissão uma visão geral dos cursos.
De acordo com o professor e coordenador da graduação do Instituto, Wanilson Luiz Silva, a última avaliação com este tipo de visita foi feita em 2011 e os cursos das universidades estaduais paulistas passam por esta experiência periodicamente. É verificado o projeto político-pedagógico, políticas de extensão, política de apoio e permanência do discente, progressão dos alunos no curso, bolsas oferecidas aos alunos, normas de funcionamento dos cursos, entre outros itens. “A ideia é ver o que tem sido desenvolvimento no curso”, comenta Juliana Verona. Na visita não há um juízo de valor. “É um trabalho que contribui para a análise da evolução dos cursos do Instituto”, aponta Marcilene.
As avaliadoras têm Doutorado na área, ambas pela Universidade Estadual Paulista - Juliana em Geografia e Marcilene em Geociências. As docentes fazem parte do banco de avaliadores do CEE e atuam como uma espécie de consultoras. Escolhidas através de um sorteio, elas participam de avaliações de cursos ligados às suas áreas de formação. Após a visita, um parecer é elaborado e enviado ao Conselho, que deverá proceder à renovação.
Por Eliane Fonseca
Fotos: Divulgação IG