• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

  • Portuguese, Brazil
  • English
  • Spanish
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
  • Reset your password
IG 45 anos
Unicamp

Main Menu

  • Institutional
    • Overview
    • Departments
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Library
      • Comission
      • Regulations
      • Team
      • Reports
      • Services
      • Links
      • Social Media
    • Contact
  • People
    • Faculty
    • Colaborators
    • Techical and Administrative Staff
    • Researchers
    • Postdocs
  • Undergraduate
    • Overview
    • Undergraduate in Geology
    • Undergraduate in Geography
    • Scholarships and Internships
    • Contact
  • Graduate
    • Overview
    • Programmes
      • Teaching and History of Earth Sciences
      • Geosciences
      • Geography
      • Science and Technology Policy
    • Regulations and Catalogues
    • Student Entities
    • Unicamp Teacher Internship Programme Grants
    • Grants
    • Disciplines
    • Special Students
    • Defenses and Qualifications
      • Schedule
      • Procedures for dissertation defences and qualifying exams
    • Repository of Theses and Dissertations
    • Contact
  • Research
    • Overview
    • Research resources
    • Support Office for Research and Extension Projects
    • Academic and scientific production
    • Research Groups
    • Contact
  • Laboratories
  • Culture and Extension
    • Overview
    • Outreach and Specialisation Degrees
    • Extension activities
    • Contact
  • Communication
    • News
    • Social Media

Grupo do IG elabora planejamento estratégico da ESALQ

Breadcrumb

  • Home
  • Grupo do IG elabora planejamento estratégico da ESALQ
Esalq

Uma equipe do Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação da Unicamp (Lab-GEOPI) acaba de finalizar o planejamento estratégico da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), uma das maiores e mais antigas Unidades da Universidade de São Paulo (USP), que fica em Piracicaba. Os docentes Sergio Salles-Filho (Instituto de Geociências), Marcelo Knobel (Instituto de Física), Adriana Bin e Milena Serafim (ambas da Faculdade de Ciências Aplicadas) e a doutoranda do Programa de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências Milena Silva participaram da elaboração do documento.

O GEOPI foi convidado a elaborar o planejamento estratégico da ESALQ em 2023 e o processo durou um ano. A finalização do projeto foi celebrada pela equipe, já que a ESALQ é uma das melhores  escolas de agronomia do país.  “Fizemos um trabalho intensivo em parceria com várias pessoas da casa. Montamos um plano estratégico e um plano operacional que resultam em seis objetivos estratégicos. Cada um desses objetivos se desdobra em basicamente três projetos cada”, informa Salles. Com a finalização do processo de planejamento, a ESALQ agora irá iniciar a fase de implementação do plano.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma área de atuação explorada pelo Grupo há muitos anos. O GEOPI iniciou esse tipo de atividade a partir do planejamento do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e, depois, de várias unidades da Embrapa. A equipe também fez o planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, onde está o acelerador de partículas Sirius, e várias outras organizações e centros de pesquisa no Brasil. 

O planejamento estratégico é uma das quatro linhas de trabalho do GEOPI, que atua em projetos ligados a planejamento estratégico; avaliação de implementação, resultados e impactos; estudos do futuro e prospecção tecnológica; e estudos de políticas e estratégias em CT&I e no ensino superior.

Por Eliane da Fonseca Daré e Marina Ceci (Comunicação Geociências / Pesquisa da Pesquisa)

Foto: ESALQ

Address

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Directions 

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Portal Feedback

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Contacts

Menu do usuário

  • Log in
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados