A cartografia de solos está alicerçada em dois paradigmas fundamentais da Pedologia, o de que o solo resulta de cinco fatores de formação e o de que há uma estreita relação entre o solo e a paisagem onde se situa. Nos dois casos o relevo é um dos fatores essenciais para compreender a distribuição espacial dos solos na paisagem. Ao longo do tempo, o estudo das relações entre solo e relevo receberam diversos nomes, dentre eles Geopedologia, contração de Geomorfopedologia, definida como o estudo dos solos através de suas relações com o relevo sob diferentes aspectos, seja conceitual, metodológico ou operacional e incluindo as escalas. Por vezes, o termo geopedologia é tratado na literatura como sinônimo de relação solopaisagem, de relação solo-relevo, ou simplesmente correlacionada à cartografia de solos, sem grandes distinções conceituais.
Esta revisão trata dos eventos que levaram à consolidação dos estudos da relação solo-relevo, até a legitimação da Geopedologia como método, enfatizando a contribuição da Geomorfologia para a cartografia pedológica.
Palavras-chave: Geopedologia, Pedologia, Pedogeomorfologia, Solo-Relevo