![Roberto Xavier e Sergio Salles](/sites/portal8.ige.unicamp.br.portal/files/styles/institucional_small_maxw_600/public/news/2022-12/Capa.jpg?itok=v72GPS2Q)
Uma homenagem conjunta aos ex-diretores do Instituto de Geociências Roberto Perez Xavier e Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho ocorreu durante a Congregação da Unidade no dia 14 de dezembro. Roberto Xavier, diretor entre 2013 e 2017, e Sergio Salles, diretor entre 2017 e 2021, descerraram suas fotografias na galeria de ex-diretores do IG, localizada no hall do auditório Milton Santos.
A mesa da solenidade foi composta pelos dois docentes, pelo diretor do IG Márcio Cataia – diretor associado na gestão de Salles, por Emilson Pereira Leite - atual diretor associado, e por Lindon Matias Fonseca - diretor associado na gestão de Xavier. As gestões foram enaltecidas por todos os desafios enfrentados. Marcio Cataia participou de modo remoto e elogiou a atuação de todos os homenageados, reforçando os resultados que marcaram a história recente da Unidade.
![Mesa](/sites/portal8.ige.unicamp.br.portal/files/inline-images/20221214_141401%20%281%29.jpg)
Já aposentado e atual diretor executivo da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), Roberto Xavier mantém ligação com o IG. Ele lembrou de projetos, como o da ADIMB-Vale, em que recursos foram aportados no desenvolvimento de diversos projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também lembrou da atuação do Grupo de Pesquisa em Evolução Crustal e Metalogênese, ao qual era ligado e que é reconhecido no meio empresarial. “A todo momento em que se discute possibilidades de projetos de pesquisa ou programas que envolvem o setor mineral ou que envolvam depósitos minerais, umas das primeiras instituições que vem à tona é o IG Unicamp”, disse.
Sergio Salles lembrou o período diferente em que governou com o início da crise política e financeira já em 2017. Em 2019, a pandemia de Covid-19 fez com que a Unicamp adotasse medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus. “Acabamos superando esse momento com a colaboração de todos, com sugestões, ideias, consultas às pessoas para sabermos o que fazer”, disse. Sobre sua gestão, avaliou avanços e institucionalidades criadas. “Estas são funções que a direção tem: criar certos caminhos, apontar direções, fazer planejamentos. E isso só foi possível graças às direções que me antecederam”, concluiu.
Na sequência, Roberto Xavier, Lindon Fonseca e Sergio Salles foram homenageados com uma placa entregue por Emilson Pereira Leite. Em seguida, todos seguiram para o hall do auditório e os ex-diretores descerraram as fotos.
![Galeria de ex-diretores](/sites/portal8.ige.unicamp.br.portal/files/inline-images/20221220_153457.jpg)
![CID](/sites/portal8.ige.unicamp.br.portal/files/inline-images/Primeira%20reuni%C3%A3o%20do%20CID%20no%20pr%C3%A9dio%20novo_0.jpg)
Por Eliane Fonseca Daré
Imagens: Divulgação IG