Em uma iniciativa promovida pelas coordenações de graduação dos cursos de Geografia e Geologia, todos os 12 alunos indígenas do Instituto de Geociências (IG) estão recebendo reforço acadêmico. O objetivo é oferecer um primeiro ciclo de oficinas, com duração de 3 meses, para complementação acadêmica dos estudantes. Priorizou-se no primeiro ciclo de oficinas 3 áreas de formação complementar: exatas, cartográficas e de linguagens, com as seguintes ênfases:
1. Exatas, com conteúdos voltados para o apoio de conhecimentos de cálculo, geometria analítica, física e química.
2. Cartográfica, com conteúdos de apoio em conhecimento de cartografia sistemática.
3. Conteúdos de Linguagem com ênfase em leitura, interpretação e redação acadêmicas.
As oficinas, que tiveram início em meados de maio, são ministradas por alunos de pós-graduação e de graduação do IG e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Os coordenadores das oficinas recebem uma ajuda de custo de bolsa SAE/PAPI por três meses e são auxiliados por outros pesquisadores que participam de maneira voluntária. Os administradores se encarregam da concepção das oficinas, elaboração das atividades e o acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
Para a permanência dos alunos indígenas nas oficinas em horários regulamentares e para não criar uma sobrecarrega em atividades acadêmicas regulares e complementares, propôs-se utilizar parte das horas destinadas à participação dos alunos em seus projetos de bolsa BAS para dedicação as atividades das oficinas. Com isso, os coordenadores dos projetos de bolsas BAS concordaram com a liberação de metade da carga horária da bolsa para que alunos indígenas possam participar das oficinas, que vão buscar:
- Garantir complementação da formação acadêmica nas áreas de exatas, cartográfica e de linguagens;
- Proporcionar apoio acadêmico às disciplinas de formação específica nos cursos de Geologia e Geografia
- Garantir a permanência dos alunos em seus respectivos cursos de graduação
- Criar maior possiblidade de integração dos alunos com o meio acadêmico universitário