Explicar a origem do universo, a formação do planeta Terra, a divisão dos continentes e os diferentes tipos de rochas de uma maneira lúdica, promovendo a divulgação científica das diversas áreas de estudo da Geologia. Esse foi o objetivo da docente Carolina Zabini, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, ao lançar a cartilha “Geociências”.
Com diversas ilustrações de Claudinei F. de Oliveira, o primeiro volume da série foi criado por duas alunas de Carolina, durante sua experiência profissional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR -DV), quando orientou alguns estudantes na divulgação de projetos ligados ao tema (“Projeto Geologia e Paleontologia na escola”). “Lara S. Marcos e Kamille Kuntz me ajudaram a desenvolver um pequeno curso extensionista a partir do qual desenvolveram textos que culminaram nesta cartilha”, conta Zabini. Num segundo momento, já no IG/Unicamp, a cartilha foi revisada por docentes colegas do Departamento de Geologia e Recursos Naturais Frésia Ricardi Branco e Ana Elisa Silva de Abreu, que garantiram a acuidade científica do trabalho.
Uma terceira fase do projeto prosseguiu com o desenvolvimento do agora programa de extensão “Tempo Profundo”, coordenado por Carolina. “Com objetivo de realizar uma exposição sobre o tema e com a parceria do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, ocorreu uma campanha de crowdfunding (recebimento de doações para viabilização da exposição) que não atingiu metas mínimas para viabilizar a exposição, mas que permitiu, porém, a contratação de um profissional para a diagramação e ilustração desta cartilha”, explica a docente do IG. Através de um edital da Pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicamp, foi possível viabilizar a publicação do material.
O objetivo do programa Tempo Profundo é o de divulgar as geociências através de oficinas online, cartilhas e exposições científicas. “Estudar as geociências é uma forma de entender o que está acontecendo com o lugar onde vivemos e ajudar a cuidar da Terra para que as próximas gerações possam desfrutar de tudo que ela tem a oferecer”, conclui Carolina.
Para fazer o download gratuito da cartilha, é só preencher o formulário e aguardar o recebimento do material por e-mail.
Por Eliane Fonseca
Imagem: capa da Cartilha