Karina Maria Berbert Bruno, ex-aluna de graduação em Geografia, é uma das três vencedoras do concurso internacional Space4Youth, organizado pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral (UNOOSA) em parceria com a Space Generation Advisory Council (SGAC).
A ex-aluna, que agora é mestranda em Demografia na Unicamp, venceu o concurso com o ensaio "Space as a tool for mitigation of climate change: multiscale results with Earth Observation technologies in Cerrado biome" (O Espaço como ferramenta para mitigação das mudanças climáticas: resultados multiescala com tecnologias de observação da Terra no Cerrado), no qual apresenta o TerraClass. Esse projeto, que é mantido com recursos do Banco Mundial e da Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ), foi implementado em 2010 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e oferece subsídios para a elaboração de políticas públicas e estratégias de preservação e de incentivo à produção agrícola sustentável em áreas de cerrado.
O prêmio dá visibilidade a projetos e estudos de jovens que auxiliem na realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio da exploração espacial. Neste ano, o concurso teve 430 participantes de 80 países. Mahlak Abdullah, dos Estados Unidos, e Tejasvi Shivakumar, da Índia, são as outras duas vencedoras.
Por Eliane Fonseca,
com informações de Felipe Mateus
Leia no Jornal da Unicamp: Mestranda da Unicamp vence prêmio da ONU sobre cuidados com o clima