Abordar temas relacionados às Ciências da Terra de forma simples e acessível a curiosos das Geociências e a alunos secundaristas. Esse é o principal objetivo do Magmacast, um podcast de divulgação científica desenvolvido durante o primeiro semestre de 2020 por alunos da disciplina GE506 – Petrografia e Petrologia Ígnea, que é ministrada para o 3º ano do curso de Geologia do Instituto de Geociências da Unicamp.
“A ideia do projeto surgiu pré-pandemia, ainda no final de 2019, e calhou de entrarmos nessa fase estranha de isolamento social em que a comunicação científica parece estar sendo ressignificada. Nesse cenário inédito, acreditamos que nosso projeto ganhou uma importância maior do que a idealizada inicialmente”, aponta a docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais Carolina Moreto, responsável pelo podcast. O projeto conta também com Daniel Martins de Sousa, doutorando do IG, monitor da disciplina e um dos principais responsáveis por viabilizar o Magmacast, Laryssa Carneiro, mestranda, Alessandra Casagrande e Raul Arquaz, graduandos – todos monitores e alunos do IG.
O primeiro episódio foi lançado no início de agosto e traz o tema “Conhecendo as rochas”
O projeto piloto envolveu a produção e edição de uma temporada com 10 episódios de podcasts com temas relacionados principalmente às rochas ígneas, que são aquelas originadas da solidificação do magma. “Para cada episódio, contamos com a participação dos alunos da disciplina e mais um profissional convidado para responder perguntas relacionadas a cada tema”, diz Carolina. O podcast já está disponível nas principais plataformas de músicas e conta com um perfil no Instagram: @magma_cast. Uma página, com conteúdo teórico complementar ilustrado relacionado a cada tema, foi criada para facilitar o entendimento dos assuntos abordados. Além disso, em cada episódio são apresentadas referências e sugestões de leitura para aprofundar o conhecimento.
A partir do dia 2 de setembro, a Rádio Unicamp passa a transmitir o MagmaCast em sua programação ao vivo, sempre às quartas-feiras, às 20 horas, por este endereço. Todas as edições do podcast também ficarão disponíveis no site da Rádio e TV Unicamp.
Cada episódio, que tem duração média de 30 minutos, foi produzido por grupos de 2 ou 3 alunos matriculados na disciplina. De acordo com Carolina Moreto, a ideia é viabilizar o projeto anualmente, junto ao oferecimento da disciplina. O nome Magmacast é uma referência ao escopo da disciplina Petrografia e Petrologia Ígnea. O prefixo "magma-" remete à porção fundida das rochas e o sufixo "-cast" faz referência a podcast. O logo foi escolhido por concurso e é uma criação de Heitor Kazuo, aluno de graduação do IG.
O primeiro episódio foi lançado no início de agosto e traz o tema “Conhecendo as rochas”. Foi produzido pelos alunos Renan Grimaldi e Douglas Castro, com suporte do monitor Daniel Martins e com participação do convidado Douglas Teixeira, professor do IF Paulistana e aluno de doutorado em Geociências no IG. Os episódios Magmacast #1 e Magmacast #2 podem ser acessados em:
Os demais episódios serão lançados semanalmente.
Veja abaixo a lista com os 10 episódios que estão sendo produzidos e os respectivos convidados:
Conhecendo as rochas (Douglas Teixeira – IF Paulistana e aluno PhD Geociências Unicamp)
Minerais formadores de rochas ígneas (Poliana Toledo - aluna PhD Geociências Unicamp)
Tectônica de Placas (Felipe Holanda – UFOPA e aluno PhD Geociências Unicamp)
Montanhas e vulcões nos continentes (Marco Delinardo – UFU Monte Carmelo)
O fundo oceânico (Vinícius T. Meira – Unicamp)
Terra – Um planeta marcado por grandes erupções (Alessandro Batezelli – Unicamp e Isabela Jurigan – aluna PhD Geociências Unicamp)
Existiram vulcões no Brasil? (Maurício Rigone - UFMT)
Vulcanismo e mudanças climáticas (Raisa Fagundes – aluna PhD Geociências Unicamp)
Como o vulcanismo afeta a atividade humana? (Alice Bosco – pesquisadora Pós-PhD Geociências Unicamp)
A idade da Terra (Lucas Schiavetti – Geociências Unicamp e Daniel F M Sousa – aluno PhD Geociências Unicamp)
Por Eliane Fonseca / Juliana Franco
Fotos: Divulgação IG
Leia a matéria no Portal da Unicamp