Entre os dias 21 e 27 de outubro de 2024, ocorreu o XX Simpósio de Geografia Física Aplicada (SBGFA), em João Pessoa, PB. Oito estudantes do curso de Geografia do IG conseguiram financiar os custos da inscrição, locomoção, hospedagem e alimentação do evento através do Edital do 2º semestre do Programa de Apoio às Atividades Estudantis Extracurriculares (PAAEEC), lançado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp. O objetivo do PAAEEC é o de apoiar, com auxílio financeiro complementar, a participação de discentes regularmente matriculados em cursos de Graduação da Universidade em eventos acadêmicos.
Lucas Reis Pereira, Cristhian Ferreira Delgado, Terina Rocha Batista, Tais Tomaz Torres, Fernanda Cristina Zanni Pestana, Rafael Rodrigues Ferreira, Dimitrie Hristov Junior e Paulo Roberto da Silva Rufino foram os estudantes do IG selecionados no PAAEEC. Fernanda Cristina Zanni Pestana enfatiza a importância do edital, "uma vez que integrar o XX SBGFA foi um momento que delineará a trajetória acadêmica dos graduandos, abrindo oportunidades e agregando conhecimento".
Abaixo, segue o relato da estudante, cujo intuito é o de agradecer à à PRG pela criação e efetivação do Edital PAAEEC e ao Instituto de Geociências, que fomentou a divulgação do edital e forneceu auxílio aos estudantes:
"Ter a oportunidade de participar do XX SBGFA é a realização de um sonho. Esse evento marcou a minha trajetória acadêmica de uma maneira muito significativa, uma vez que pude conhecer professores e pesquisadores lidos em meu cotidiano, amplamente citados como leitura basilar nas disciplinas do curso de geografia. Para além disso, pude conhecer algumas das referências utilizadas na pesquisa de Iniciação Científica que realizo. Outrossim, no local houve a possibilidade realizar novos contatos, criando pontes, comumente chamado de “trocar figurinhas” entre os congressistas.
A programação fornecida pelo evento foi de suma importância para a minha formação acadêmica e aprimoramento do olhar geográfico dos participantes. Com isso, pude ter contato com novas metodologias, perspectivas e debates que circulam o meio, propiciando intercâmbio entre as gerações da pesquisa acadêmica, seja professores, doutores, mestres, graduados e graduandos. Outrossim, participaram do evento diversos membros de comunidades que entremeiam o campo da geografia física, mas que não necessariamente estão ligados à geografia em si ou ao meio universitário, permeando noções acerca dos debates que afligem diretamente o cotidiano dos cidadãos.
Concomitante a isso, nos dias em que estávamos no evento, foi possível conhecer um pouco da capital paraibana e a sua rica cultura. Faço voz ao afirmar que possuo muito o que conhecer e aprender acerca da diversidade brasileira e as minúcias do fazer-geográfico. Em síntese, agradeço a PRG por viabilizar a minha ida e dos demais estudantes ao evento, apontando ainda o quão significativa se fazem iniciativas como essa".
Por Fernanda Cristina Zanni Pestana
Fotos: arquivo pessoal