Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 21, aos 63 anos a professora aposentada do Instituto de Geociências, Sueli Yoshinaga Pereira. Reconhecida por suas pesquisas em hidrogeologia, gestão das águas subterrâneas e caracterização de aquíferos, a docente era graduada em geologia pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Geociências pela mesma instituição. Yoshinaga tornou-se livre docência pela Unicamp em 2013, onde se manteve como professora associada colaboradora após sua aposentadoria.
A docente foi diretora da Divisão de Geologia do Instituto Geológico (atual Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo) e pesquisadora científica na área de hidrogeologia e planejamento territorial. No Instituto de Geociências, foi responsável pela disciplina Hidrogeologia e trabalhou com temas de gestão de recursos hídricos e estudos integrados. Em 2016, ajudou a fundar e trabalhou com o Grupo GEOTRÊS, sobre Resiliência em Cidades e Comunidades, juntamente com a Defesa Civil e CEPED - Unicamp.
A Direção do IG, em nota enviada à comunidade, manifestou seu pesar e lembra a trajetória acadêmica da docente, “marcada pelo compromisso com a excelência no ensino e na pesquisa, contribuindo significativamente para a formação de profissionais e o avanço do conhecimento na área de Geociências. A Professora Sueli atuou como docente no Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN), onde coordenou projetos de pesquisa e orientou diversos alunos de graduação e pós-graduação”.
A chefe do DGRN, Ana Elisa Silva de Abreu, em nome do Departamento, afirma que “ela será lembrada como uma pessoa leve, que estava sempre sorrindo. Comprometida com o ensino e com a defesa das águas, que gostava e acreditava no que fazia profissionalmente”. O IG decretou luto de três dias.
A cerimônia de despedida de Yoshinaga, ocorrerá no dia 23 de novembro, sábado, das 10h30 às 11h30, no Memorial Bom Pastor, situado à rua Sylvia da Silva Braga, s/nº, Campo dos Amarais, em Campinas.
Veja algumas das notícias publicadas no Jornal e no Portal da Unicamp:
Em campos, jorra algo mais que petróleo
Poluentes ameaçam mananciais de aquíferos batizados pela Unicamp
Engenheiro analisa ciclo das águas em aquíferos
Defesa Civil estreita parceria com IG para formação de agentes