Uma comitiva da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, esteve na Unicamp no dia 23 de maio para discutir a possibilidade de parcerias em diversas áreas de pesquisa e a ampliação no processo de mobilidade de estudantes e docentes. A visita aponta para uma nova fase do processo de aproximação entre as duas instituições. Em novembro de 2022 uma delegação da Unicamp, liderada pelo reitor Antônio José de Almeida Meirelles esteve no Reino Unido em missão cujo principal objetivo era retomar as atividades de internacionalização que haviam sido interrompidas durante a pandemia de covid-19 e aprofundar parcerias já existentes. O diretor associado do IG Emilson Pereira Leite participou da visita no Reino Unido.
A comitiva britânica foi recebida por representantes da Unicamp liderados pela vice-reitora Maria Luiza Moretti. Após o encontro inicial, a professora Iseult Lynch, da School of Geography, Earth and Environmental Sciences, esteve no Instituto de Geociências, onde foi recebida pelo diretor associado do IG, Emilson Pereira Leite, pela chefe do Departamento de Geologia e Recursos Naturais, Ana Elisa Abreu e por docentes da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Os participantes puderam apresentar detalhes de suas pesquisas relacionadas ao meio-ambiente, tema no qual Lynch é líder de pesquisa na Universidade de Birmingham. Após a reunião, a docente conheceu a infraestrutura do IG e seguiu para a Casa do Professor Visitante.
A Universidade de Birmingham está entre as 100 melhores do mundo, segundo o QS World University Ranking 2022. A representante de colaboração em pesquisa da Universidade de Birmingham no Brasil, professora Flávia Rodrigues, disse ver várias possibilidades de colaboração entre as duas instituições. Um dos principais focos de interesse entre as duas universidades, neste momento, é o de ampliar o processo de mobilidade principalmente para os alunos de graduação.
Leia a matéria de Tote Nunes publicada no site da Unicamp.
Texto e foto: Eliane Fonseca, com informações de Tote Nunes.