O projeto "A paleontologia das coisas" foi aprovado pela Secretaria Especial de Cultura Federal (PRONAC 212335) e agora busca patrocinadores e incentivadores para uma exposição científica que pretende abordar curiosidades sobre fósseis, fazendo uma ligação entre objetos, locais, tecnologias e fatos do cotidiano e a história paleontológica que pode estar contida ali. A iniciativa é da professora Carolina Zabini, do Instituto de Geociências da Unicamp.
“Nosso lar é repleto de exemplos de como a paleontologia está presente em nossas vidas. O objetivo da exposição é trazer o conhecimento paleontológico e geocientífico para objetos do nosso cotidiano. O cenário será uma casa e cada ambiente trará amostras, objetos e situações que têm conexão com a paleontologia”, explica a docente.
A mostra contará com exemplares de fósseis originais e réplicas, projeções artísticas e atividades lúdicas na forma de duas oficinas. Será elaborada uma cartilha de colorir e ocorrerão palestras relacionadas ao tema da exposição. “A ideia é apresentar a ciência de forma instigante para alunos do ensino básico público de Campinas, mas qualquer interessado poderá visitar a exposição que deverá ocorrer no IG ou no segundo semestre de 2022 ou no primeiro de 2023”, conta Zabini.
Pessoas físicas podem direcionar parte de seu IR para financiar o projeto. Empresas podem doar ou patrocinar a exposição direcionando parte de seus impostos a ela.
Mais informações sobre as possibilidades de doação e patrocínio podem ser obtidas no site do programa: www.tempoprofundo.com na aba Eventos, Exposição Paleontologia das Coisas.
Por Eliane Fonseca
Imagem: divulgação