Em sessão ordinária realizada no dia 26 de novembro, o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a concessão do título de Professor Emérito da Unicamp ao geógrafo Archimedes Perez Filho. Na mesma sessão foi aprovado o título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento. Também foram aprovadas a concessão de títulos honoríficos a outros dois professores da Universidade: à socióloga Elide Rugai Bastos foi outorgado o título de professora emérita; já ao botânico George John Shepherd, foi aprovado o título de professor honorário.
Archimedes Perez Filho
Figura central na criação do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, o professor Archimedes Perez Filho figura entre os responsáveis pela concepção e implantação do curso de graduação em geografia e do programa de pós-graduação na disciplina, na Universidade. Fundador do Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental do IG e do grupo de pesquisa Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, cadastrado no diretório nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o docente atuou em diversos institutos e faculdades.
Nascido em 1947 na cidade de Itapira (SP), Perez Filho iniciou sua formação acadêmica na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (SP), hoje Unesp, onde concluiu o bacharelado e a licenciatura em geografia (respectivamente em 1971 e 1972). Sua carreira começou em 1977, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Em 1984, ingressou como professor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. Além de ministrar disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação nessa instituição e no IG, o professor atuou nos programas de pós-graduação em ciências biológicas, engenharia mecânica, educação e geociências. Já na Unesp, compôs o quadro de docentes dos programas de pós-graduação em geografia e em geociências e meio ambiente.
Como pesquisador, concentrou-se, sobretudo, na geografia física, campo em que realizou seu mestrado (1978) e seu doutorado (1987), na Universidade de São Paulo (USP). Sua atuação se amparou fortemente na abordagem sistêmica como concepção teórica e metodológica, principalmente na teoria dos sistemas gerais (TSG). Ao todo, orientou cerca de 60 mestres e doutores e supervisionou oito pós-doutorados. Nos anos 1990, obteve os títulos de livre-docente e professor titular, pela Unicamp, aposentando-se como professor pela instituição em 2022.
Paralelamente à carreira como docente e pesquisador, Perez Filho ocupou diversos cargos de gestão. Entre 1994 e 1998, trabalhou como pró-reitor de Extensão da Unicamp. Antes, havia assumido o posto de diretor financeiro da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). Foi também assessor da Coordenadoria Geral de Ciências Exatas e da Terra da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e participou de comitês assessores (CAs) do CNPq em mais de uma ocasião. Presidiu a União de Geomorfologia Brasileira (2000-2002) e a Associação Brasileira de Geografia Física (2019-2023). Em 2015, recebeu o prêmio de reconhecimento acadêmico Zeferino Vaz, um dos mais prestigiosos da Universidade.
Leia a matéria completa de Mariana Garcia no Jornal da Unicamp.
Foto: Antoninho Perri.