Na terça-feira, 8 de outubro, o Instituto de Geociências recebeu três representantes da empresa russa Orbital Systems, cujas atividades centrais estão relacionadas à produção e lançamento de satélites. A visita foi organizada pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp (DERI). No IG, quem recebeu o grupo foi Diego Fernando Ducart, docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) e coordenador do Laboratório de Processamento de Informações Georreferenciadas e Realidade Virtual (LAPIG-RV).
A empresa trabalha com produção de satélites que podem, por exemplo, detectar em órbita anomalias térmicas no solo, em particular incêndios ou pontos críticos com temperaturas terrestres elevadas. Também desenvolve soluções técnicas e de software para estações terrestres que garantem a transmissão de comandos e de recebimento de informações a pequenas aeronaves espaciais, permitindo assim missões completas de lançamentos de satélite.
De acordo com Sergei Chumak, diretor executivo da empresa russa, o principal motivo da visita é o de estabelecer colaboração com alguns países na América Latina, especialmente com o Brasil. “Nós temos boas relações entre a Rússia e o Brasil e é por isso que eu acho que essa colaboração potencial será muito promissora para nós, e na verdade para ambos os lados”, disse. Essa é a primeira visita de representantes da empresa ao Brasil.
Também participaram da visita ao IG, a diretora executiva assistente Kate Nazarova, o diretor de tecnologia, Oleg Peretyatko, e o funcionário do consulado russo e consultor da representação comercial da Rússia em São Paulo, Arslan Tsyrendorzhiev. Segundo Tsyrendorzhiev, há programas de intercâmbio de estudantes entre Rússia e Brasil. Havendo interesse, ele pode intermediar o contato através da DERI.
A comitiva também visitará o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.
Por: Eliane Fonseca Daré