• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

  • Portuguese, Brazil
  • English
  • Spanish
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
  • Reinicializar su contraseña
IG 45 anos
Unicamp

Main Menu

  • Institucional
    • Presentación
    • Departamentos
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Biblioteca
      • Comisión
      • Reglamento
      • Equipo
      • Servicios
      • Links
      • Redes Sociales
    • Contacto
  • Comunidad
    • Facultad
    • Colaboradores
    • Personal
    • Investigadores
    • Posdoctorados
  • Grado
    • Presentación
    • Grado en Geología
    • Grado en Geografía
    • Becas y prácticas
    • Contacto
  • Postgrado
    • Presentación
    • Programas
      • Enseñanza e Historia de las Ciencias de la Tierra
      • Geociencias
      • Geografía
      • Política Científica y Tecnológica
    • Reglamentos y Catálogos
    • Entidades estudiantiles
    • PED - Programa de Prácticas Docentes
    • Becas
    • Asignaturas ofrecidas
    • Estudiante Especial
    • Defensas y Calificaciones
      • Agenda
      • Procedimientos para la defensa de disertaciones y exámenes de calificación
    • Depósito de Tesis y Disertaciones
    • Contacto
  • Investigación
    • Recursos de investigación
    • Oficina de Apoyo a Proyectos
    • Producción académica y científica
    • Contacto
  • Laboratórios
  • Cultura y Extensión
    • Presentación
    • Cursos de Extensión y Especialización
    • Actividades de extensión
    • Contacto
  • Comunicación
    • Notícias
    • Redes sociales

Instituto de Geociências recebe comitiva da Rússia

Ruta de navegación

  • Inicio
  • Instituto de Geociências recebe comitiva da Rússia
Rússia

Na terça-feira, 8 de outubro, o Instituto de Geociências recebeu três representantes da empresa russa Orbital Systems, cujas atividades centrais estão relacionadas à produção e lançamento de satélites. A visita foi organizada pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp (DERI). No IG, quem recebeu o grupo foi Diego Fernando Ducart, docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) e coordenador do Laboratório de Processamento de Informações Georreferenciadas e Realidade Virtual (LAPIG-RV).

A empresa trabalha com produção de satélites que podem, por exemplo, detectar em órbita anomalias térmicas no solo, em particular incêndios ou pontos críticos com temperaturas terrestres elevadas. Também desenvolve soluções técnicas e de software para estações terrestres que garantem a transmissão de comandos e de recebimento de informações a pequenas aeronaves espaciais, permitindo assim missões completas de lançamentos de satélite. 

De acordo com Sergei Chumak, diretor executivo da empresa russa, o principal motivo da visita é o de estabelecer colaboração com alguns países na América Latina, especialmente com o Brasil. “Nós temos boas relações entre a Rússia e o Brasil e é por isso que eu acho que essa colaboração potencial será muito promissora para nós, e na verdade para ambos os lados”, disse. Essa é a primeira visita de representantes da empresa ao Brasil.

Também participaram da visita ao IG, a diretora executiva assistente Kate Nazarova, o diretor de tecnologia, Oleg Peretyatko, e o funcionário do consulado russo e consultor da representação comercial da Rússia em São Paulo, Arslan Tsyrendorzhiev. Segundo Tsyrendorzhiev, há programas de intercâmbio de estudantes entre Rússia e Brasil. Havendo interesse, ele pode intermediar o contato através da DERI. 

 A comitiva também visitará o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. 

Por: Eliane Fonseca Daré

Dirección

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

¿Cómo llegar? 

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Feedback do Portal

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Fale com o IG

Menu do usuário

  • Iniciar sesión
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados