Os ganhadores do II Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024 receberam suas premiações, ao lado de orientadores e coorientadores, em cerimônia realizada na sala do Conselho Universitário (Consu), no dia 12 de agosto. Os prêmios forem entregues pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello. Uma das quatro pesquisas vencedoras é do IG - Deyse Cristina Brito Fabrício venceu na categoria Ciências Humanas e Artes. A tese premiada discute o “maravilhoso” na Cartografia do século XVI e é intitulada “Permanências do Maravilhoso Oceânico Medieval: Ilhas, Monstros e Outros “detalhes” Na Cartografia do Século XVI”. Foi desenvolvida sob orientação do professor Antônio Vitte no Programa de Pós-Graduação de Ensino e História de Ciências da Terra.
As outras três pesquisas vencedoras dessa edição vêm da pós-graduação em clínica médica, engenharia química e matemática aplicada. Já as quatro menções honrosas são de programas de clínica odontológica, ciência da computação, ciência econômica e arquitetura, tecnologia e cidades. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal Imprensa Unicamp no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1MmE4ueisik
A pró-reitora Rachel Meneguello disse à jornalista da SEC Adriana Vilar de Menezes que as pesquisas premiadas inspiram a comunidade acadêmica na busca pela excelência. “Somos a universidade brasileira de maior excelência. Não é simples manter a qualidade. Por isso, é muito bom poder premiar esses trabalhos de destaque”, disse. O reitor também enfatizou a importância da ciência na esfera global. “A ciência é o resultado de um trabalho coletivo, que envolve a contribuição de várias pessoas. Temos desafios muito grandes para a instituição, para o país e para o mundo. Há questões globais, como a climática. Não conseguiremos mudar nada sem a ciência e a educação", disse.
Critérios
Criado em 2023 por iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG), o prêmio contempla oito trabalhos por ano, dois de cada grande área do conhecimento: engenharias e tecnológicas; ciências humanas e artes; ciências exatas e da terra; e ciências biológicas e da saúde. A melhor tese e a menção honrosa de cada área são escolhidas de acordo com cinco critérios de avaliação: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia; redação; e estrutura/organização do texto.
Os autores das melhores teses receberam o valor líquido de R$ 5 mil cada um. A premiação para os trabalhos que ganharam menção honrosa foi de R$ 3 mil líquidos. Os orientadores e coorientadores receberam diplomas pela premiação de seus orientandos.
As teses contempladas em 2024 foram defendidas em 2023 e homologadas até 31/03/2024 ou defendidas em 2022 e homologadas em 2023. Todas passaram por duas etapas de seleção: a primeira realizada por comissões de cada unidade de ensino e pesquisa; e a segunda, por comissões julgadoras do prêmio, formadas por um docente da Unicamp e pelo menos outros dois docentes internos ou externos.
As inscrições para a terceira edição do Prêmio Tese Destaque Unicamp deverão ser abertas no primeiro semestre de 2025. Elas devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Solicita. O candidato precisa da anuência do(s) orientador(es) antes da inscrição.
Após a cerimônia de entrega do II Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024, os premiados, seus orientadores e convidados participaram de uma confraternização.
Leia a reportagem completa de Adriana Vilar de Menezes em: https://unicamp.br/noticias/2024/08/12/unicamp-premia-vencedores-do-ii-premio-tese-destaque-2024/
Texto: Eliane Fonseca, com informações de Adriana Vilar de Menezes
Foto: João Batista Marques