Letícia Antunes Nogueira, pesquisadora sênior na Nordland Research Institute e professora associada na Business School da Nord University, e Tadeu Fernando Nogueira, conselheiro administrativo da Nord University, estão em visita à Unicamp. A universidade norueguesa mantém um acordo com a Universidade de Campinas que permite a mobilidade de docentes e alunos de pós-graduação das duas instituições. O acordo foi assinado no início de 2020 no contexto do programa Erasmus (European Region Action Scheme for the Mobility of University Students), programa da União Europeia que financia a mobilidade acadêmica.
Tadeu trabalha com ciência aberta em um grupo no grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da universidade norueguesa. Já Leticia trabalha com transições para sustentabilidade, principalmente em gestão de resíduos, economia e gestão de recursos naturais. Ambos conheceram o docente do IG Marko Monteiro na Nord University em 2020, durante o período em que esteve na Noruega para firmar o acordo entre as Universidades. Desde então vem ocorrendo um estreitamento de laços entre as instituições. “Pretendemos discutir possibilidades de colaboração e de intercâmbio entre os alunos”, reforça Letícia durante sua visita ao IG.
A doutoranda no Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) Danielli Rondon de Arruda visitou a Nord University como parte do programa de intercâmbio Erasmus+ entre março e maio de 2022. Ela estuda ciência aberta e analisou o desenvolvimento da ciência aberta no Brasil e no país escandinavo. Danielli, que é orientada pela docente Adriana Bin, contou com o apoio de Tadeu e de Roberto Rivas Hermann e Kari Haugset Alterskjær em seu período na Noruega. Ela desenvolveu e aplicou uma pesquisa online a todos os pesquisadores da Nord, convidando-os a compartilhar sua visão e experiências de práticas associadas com ciência aberta. Os resultados serão divulgados em sua tese e em futuros artigos publicados em parceria com membros da Universidade.
A parceria entre a Unicamp e a Nord University também já rendeu um preprint publicado em conjunto por Roberto Rivas, Letícia Nogueira, Marko Monteiro, junto com Mario Pansera, da universidade de Bristol. O trabalho passa agora pelo processo de revisão por pares em uma revista internacional.
Entre os compromissos da visita de Letícia e Tadeu à Unicamp estão um workshop "Ciência Aberta no contexto norueguês" já apresentado no IG, uma visita à Biblioteca Central da Unicamp em que será discutido o repositório de dados abertos, um encontro com alunos e docentes da Faculdade de Ciências Aplicadas sobre potenciais interesses comuns de pesquisa, além de uma visita ao Instituto Eldorado.
Por Eliane Fonseca
Imagens: divulgação IG e arquivo pessoal