Sem foto
Posdoc
DGRN
vanianunes [at] ige.unicamp.br

Graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura). Mestrado em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Doutorado em Ciências: Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Unicamp [PRÊMIO CAPES DE TESE - Área de Ensino de Ciências e Matemática]. Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da USP, pesquisando relações entre educação escolar e estudo do ambiente com o uso de geotecnologia de sensoriamento remoto e suas contribuições à formação de professores e exercício da cidadania. Pós-Doutorado pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, pesquisando relações entre educação e ambiente com o uso de metodologias participativas como práticas de aprendizagem social para geoconservação e sustentabilidade. Ttrabalha com educação e ambiente desde 1994, com assessoria e consultoria técnica para a elaboração, desenvolvimento e coordenação de cursos de formação continuada de professores e de programas de educação socioambiental em prefeituras municipais. Pesquisadora dos seguintes grupos: Laboratório de Pesquisa e Praticas em Educação e Sustentabilidade - LAPPES e do Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Ambiental - GovAmb, ambos vinculados ao Instituto de Energia e Ambiente da USP. Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo - GeoHereditas, vinculado ao Instituto de Geociências da USP. Grupo de Pesquisa do CNPq em Geoética, vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Professora colaboradora em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia, Área de Patrimônio Geológico Natural e Construído e Geoconservação, do Instituto de Geociências da USP.